19º Enac tem início nesta quinta no Teatro Paulo Roberto Lisboa

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 29/10/2015
Horário 21:45

 


De hoje a domingo, o Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, se torna palco de uma das artes mais completas e apaixonantes: a dança. Durante estes quatro dias, ocorre o 19º Enac (Encontro das Artes do Corpo), uma realização do Espaço Corpo que Dança, com apoio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura). Como o evento não é competitivo, não há premiação. A mostra abre espaço para exposição de trabalhos de diversos grupos, apresentando estilos variados de dança. Serão 20 participantes, entre companhias e solos de Prudente, Rancharia, Flora Rica, Sinop (MT) e Joinville (SC), totalizando 40 coreografias.

Jornal O Imparcial Maria Vitória, hoje na Escola Bolshoi, é uma das convidadas

"Nosso objetivo neste encontro é mapearmos a produção artística da arte do corpo, que se configura neste evento que busca cada vez mais estabelecer um encontro de diversos estilos da dança. Além de incentivar a produção e inserir o público, que é diferente de plateia, como peça ativa na apreciação dos espetáculos", expõe o professor, bailarino e coreógrafo Emerson Euzébio da Silva, idealizador do evento.

Ele explica que o Enac já é um evento tradicional na cidade. E assim como no ano passado, em que a casa esteve lotada, espera que o feito se repita nesta ocasião. "Já temos um público cativo, pois é um evento panorâmico que, além de ter essa variedade de artistas, apresenta uma diversidade de modalidades desde o balé clássico, passando pela dança de rua, contemporânea, pelo jazz... São diversos tipos de dança em níveis técnicos artísticos variados", destaca o professor.

 

Programação

A abertura ocorre hoje, às 20h30, com coreografias do Espaço Corpo que Dança e apresentação especial da bailarina prudentina Maria Vitória Carolino Cesco, que atualmente integra o elenco da Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville (SC).

Amanhã e sábado, as apresentações ocorrem às 20h30 e 20h, respectivamente, com mostra aberta das 20 companhias. Além de no sábado, Vitória voltar ao palco com três coreografias.

No encerramento, no domingo, o público será contemplado com duas atividades, sendo que a primeira será uma mesa-redonda, às 14h, no Auditório Sebastião Jorge Chammé, com entrada gratuita e mediação do artista Robson Ferraz, de São Paulo. "O Robson é um dos grandes expoentes da nossa dança brasileira e carrega consigo uma bagagem enorme, cheia de conhecimento e compartilhará isso com a gente num diálogo que tende a ser muito positivo", frisa.

Já a partir das 20h, serão realizadas as apresentações da Cia Mudança, com o espetáculo "Led", contemplado pelo Projeto de Qualificação em Dança; Dança In Prudente, que levará para o palco "SOS"; e Regina Academia de Tupi Paulista, com "Mulheres".

"Estes são grupos que estão trilhando uma carreira profissional, dentro de trabalhos e pesquisas de dança contemporânea. Então abrimos nossas portas para podermos realmente alavancar estas companhias e apreciar o que elas desenvolvem. São projetos de peso, dramatúrgicos, artísticos e técnicos!", enfatiza o bailarino.

 

Fortalecimento

Emerson acentua que esses participantes vêm de fato, com o objetivo de mostrar os seus trabalhos. "E temos aqui não apenas uma exposição, mas queremos entender e qualificar a dança na cidade, pensar ela a partir de uma apreciação crítica onde é feita uma análise do evento, discutida, organizada, o que vai além de um simples prêmio ou troféu", pontua.

O bailarino diz que o encontro quer entender a dança na cidade e em suas proximidades. "Formamos um corpo, então precisamos saber quais os segmentos, como estão as tendências, podemos melhorar dentro da técnica, da proposta? Temos ainda um grande buraco, principalmente na questão de mercado, e temos buscado durante esses 20 anos políticas públicas para que tenhamos mercado profissional para bailarinos", afirma.

E completa: "Pelo tamanho da cidade, sinto falta dos apreciadores da dança por aqui. A dança é um campo de registro da nossa cultura e prestigiar esses artistas é estar olhando para o nosso tempo também. As pessoas que não apreciam dança e têm vontade, o Enac é uma ótima oportunidade para tal", ressalta.

 

serviço

AOS INTERESSADOS

Os convites estão à venda no Espaço Corpo que Dança e custam R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada na própria bilheteria do teatro ou na escola. Mais informações pelos telefones 3222-2085, 3221-8715 e 99112-3399.
Publicidade

Veja também