2º dia do Enem tem mais de 55% de abstenção

A estudante Lariane Mateus Costa, de Prudente, que vinha estudando dia e noite para prestar o exame, faz parte dos que desistiram por medo do aumento de casos da Covid-19

REGIÃO - OSLAINE SILVA

Data 26/01/2021
Horário 08:15
Foto: Marcello Casal Jr./ABr
Estudantes fizeram as provas de ciências da natureza e matemática no segundo dia do Enem
Estudantes fizeram as provas de ciências da natureza e matemática no segundo dia do Enem

Domingo, estudantes de toda a região fizeram as provas de ciências da natureza e matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020. O gabarito oficial das provas impressas será divulgado amanhã (27), e o resultado em 29 de março. As provas digitais serão aplicadas nos próximos dois domingos, 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para cerca de 96 mil estudantes. O gabarito oficial deve sair no dia 10 de fevereiro. Como este diário trouxe em um material especial a dedicação aos estudos de duas jovens que vinham se preparando há muito tempo para a prova, a reportagem foi ver como as garotas se saíram ontem. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela aplicação do exame, o número de isenção, por conta de medo da pandemia, ou outros motivos, no segundo dia, foi de 55,3%, e dentre estes jovens estava a jovem Lariane Mateus Costa, 17 anos, de Presidente Prudente, que vinha estudando dia e noite para realizar o sonho de poder acessar o curso superior de Jornalismo.
“Uns três dias antes da prova eu sentei com alguns familiares e conversamos por horas sobre o Enem, e eu optei por não fazer esse ano por conta do aumento de casos de Covid em nossa cidade. E a maior parte dos meus familiares, que vejo diariamente, é de grupos de risco. Preferi não correr riscos, vou continuar estudando e, se Deus quiser, faço no próximo ano”, disse a jovem aluna da EE (Escola Estadual) Professora Anna Antonio.

Mesmo com medo

Já Maria Júlia Giacomelli, 19 anos, de Piquerobi, mesmo com muito medo, foi fazer a prova na cidade vizinha à sua, Presidente Venceslau. Ela comenta que, embora tenha visto que em alguns locais do país a prova foi marcada por aglomeração, em seu local de prova foi tranquilo nesse quesito; não havia muitos alunos juntos esperando para entrar nas salas.  
“Ademais, as carteiras da minha sala, que não eram muitas, estavam bem afastadas; no meu caso, eu fui a única pessoa da minha fileira, e isso me deixou bem mais tranquila, porque, infelizmente, acredito que todos nós estudantes fomos fazer a prova com certo medo devido às condições da pandemia no país”, afirma a garota. 
Perguntado a ela se as questões estavam mais difíceis que no primeiro dia, a estudante disse que o nível se manteve, como ela esperava. “As questões de ciências humanas foram mais interpretativas, mas, em geral, a prova seguiu com o mesmo nível de dificuldade. As questões do segundo dia são mais difíceis para mim, visto que minhas maiores dificuldades são matemática e física, mas, ainda assim, a prova de matemática foi a que mais gostei de desenvolver. Achei muito bem elaborada, só não desenvolvi exatamente como gostaria, porque o Enem exige bastante o controle do tempo durante o exame, e eu tive algumas dificuldades em relação a isso”, expôs a jovem que quer muito seguir a carreira de Medicina. 

Próximo passo: estudar mais

No momento, Maria Júlia diz que precisa continuar estudando para prestar outros vestibulares, como o da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que será realizado na sexta-feira, dia 29. Além disso, ela pretende se inscrever no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), com inscrições entre os dias 26 a 29, visando conseguir o financiamento do seu curso nas diversas faculdades particulares do país. “Após prestar os vestibulares que ainda faltam, vou descansar um pouco e esperar a nota do Enem, que será divulgada em março. Depois dos resultados de todas as provas e do meu tempo de descanso, se eu não alcançar a aprovação, minha intenção é começar a estudar novamente para ter melhores resultados no fim do ano”, menciona a estudiosa.
Maria Julia contou à reportagem que se surpreendeu positivamente com o tema da redação deste ano, que abordou "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". Achou extremamente necessário e bem elaborado, além de apresentar ótimos textos motivadores; entretanto, por não ter feito tantas redações em 2020 como gostaria, não sabe se conseguiu desenvolver da melhor forma.
“Não ter focado em redação como deveria, com certeza, foi um dos erros da minha preparação para o Enem em 2020. Mas, ainda assim, confesso estar ansiosa pela divulgação da nota, pois ela pode ser decisiva para garantir ou não a aprovação no Sisu [Sistema de Seleção Unificada], ProUni [Programa Universidade para Todos] ou Fies”, destaca Maria Júlia.

SAIBA MAIS
Conforme o MEC (Ministério da Educação) até o ano passado, a nota do exame podia ser usada já no primeiro semestre do ano para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sisu e bolsas em instituições privadas pelo Prouni. Outra alternativa é o Fies. No entanto, por conta do atraso na aplicação das provas, as instituições de ensino já levam em consideração para este 1º semestre a nota do Enem 2019. 
A reportagem entrou em contato com o Inep a fim de saber se as notas deste Enem servirão apenas para o 2º semestre, Bem como outras informações, porém, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.

Foto: Arquivo

estudantes fazem segunda prova do enem na região de presidente prudente
Maria Júlia não para e, na sexta-feira, já parte para mais uma prova: vestibular da UFMS

SAIBA MAIS

Estudantes podem pedir reaplicação do Enem a partir de hoje

O que é preciso saber para o segundo dia do Enem

Presos de SP farão cursinho preparatório para provas do Enem PPL

Segundo dia de provas do Enem altera tráfego em Prudente

É possível fazer uma redação nota 1000 no Enem

Publicidade

Veja também