Teodoro Sampaio se prepara para receber a segunda edição do Festival Caipira do Pontal, que está programada para ocorrer de 6 a 8 de junho, na Praça Antônio Evangelista. O evento é uma parceria entre o Clube Amigos da Viola de Presidente Prudente (Renato de Jesus Souza Silva) e o Clube da Viola de Teodoro Sampaio (Jurandir Vieira da Costa), e que foi contemplado no Edital Fomento CultSP-ProAc - Fortalecimento das Culturas Populares e Povos Tradicionais, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo.
Segundo Renato de Jesus Souza Silva, do Clube Amigos da Viola de Prudente, o festival é uma continuidade de um movimento de promoção e fomento da cultura caipira no Pontal do Paranapanema, iniciado com a Comitiva Caipira - Mostra Itinerante de Cultura Caipira, que foi realizado em Teodoro Sampaio, no ano de 2015. Esse movimento foi reforçado com o 1º Festival Caipira do Pontal, realizado no distrito de Planalto do Sul, em Teodoro Sampaio em 2017.
“O movimento consiste em levar a localidades estratégicas da região, que centraliza o maior número de assentamentos rurais do Estado, uma mostra da cultura caipira em vários segmentos, buscando a salvaguarda da mais tradicional cultura do povo paulista”, explica Renato.
O evento terá Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, apresentações de Orquestras de Viola e Sanfona da região (das 19h às 23h), Feira de Artesanato Caipira e Comida Típica, Mostra de Cultura Caipira (das 18h às 22h) e oficinas de toque e fabricação de viola, cordel, artesanato, contação de histórias (de sexta a domingo, das 10h às 15h). Também haverá espetáculo caipira “Pedro Malazarte”.
A entrada para as atividades da programação é gratuita, incluindo as oficinas culturais.
De acordo com Renato, já estão confirmadas as participações dos violeiros: Juliana Andrade e Clayton Torres, Arnaldo Freitas, Cícero Gonçalves, Jackson Ricarte, Bruno Sanches, Amanda e Vinícius, Edson Esteves e Fernando, Pedro Carreiro, Benê Soares e Rouxinol, Tião Viola e Zezinho, Dino Marcos e Fabiano, o harpista Derlis Fernandez. Além da Orquestra de Viola de Mirante do Paranapanema, Orquestra Sanfônica de Prudente, Orquestra de Viola e Sanfona do Projeto Guri de Caiabu.
“Nosso objetivo é abrir espaço para os músicos, artesãos, entidades beneficentes e produtores de assentamentos do município”.
De acordo com Renato, são esperadas de 500 a 1.000 pessoas por noite. “A música raiz e seus instrumentos típicos, o artesanato mostrando o jeito caipira de se fazer as coisas, a culinária tradicional com os sabores e cheiros da cozinha da roça, vão se misturar aos folguedos das Folias de Reis e outros ritmos e manifestações do folclore caipira”.
Fotos: Cedidas
Juliana Andrade e Clayton Torres
Bruno Sanches
Orquestra de Viola do Projeto Guri de Caiabu
Cícero Gonçalves