200 servidores integram ato público no paço

Em seu segundo mês com salário reduzido, funcionários municipais vestem preto e realizam manifestação na frente à Prefeitura

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 13/12/2016
Horário 07:16
 

Aproximadamente 200 servidores públicos da Prefeitura de Presidente Prudente se uniram em um ato público na manhã de ontem para manifestar a indignação contra o corte de benefícios incorporados aos salários há mais de duas décadas. Enlutados diante da perda salarial, os trabalhadores manifestaram sua insatisfação com a situação em que se encontram, reforçando a possibilidade de greve no próximo mês.

Jornal O Imparcial Aproximadamente 200 funcionários públicos participaram do ato na manhã de ontem

Em novembro, o município deixou de pagar o vale-alimentação a 1.551 aposentados e pensionistas, além de reduzir o adicional de 65% sobre o salário pago a 658 servidores com nível universitário, segundo informações do Sintrapp (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente e Região). Já no segundo mês com o salário reduzido e com expectativa de sequer receber a segunda parcela do 13º - já que a primeira foi concedida com base nos 65%, valor adicional que será "abatido" da segunda parcela – os servidores utilizaram narizes de palhaço para demonstrar a indignação com "a inércia do município".

De acordo com a presidente do Sintrapp, Ana Lúcia de Mattos Flores, a situação de pelo menos parte dos servidores "poderia ter sido resolvida há muito tempo", pois o TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) concedeu o prazo de 90 dias para que fossem realizadas as adequações necessárias nos vencimentos dos servidores antes da efetivação do cancelamento dos benefícios. "Não havia possibilidade de solucionar a situação de todos, mas ao menos os servidores ativos poderiam ter os salários revisados, o que não foi feito", ressalta.

Para o dentista Eduardo Moreno, o maior problema enfrentado pelos funcionários é que o valor perdido nos salários de novembro e dezembro, além do 13º, não poderá mais ser recuperado pelos trabalhadores, que sequer sabem se com o início de uma nova gestão, no próximo ano, os valores serão incorporados. A aposentada Rosimeire Leite Aquoti entrou na Prefeitura em 1985 e, mesmo não sendo mais servidora ativa, compareceu ao manifesto para reivindicar o direito perdido em novembro. "Nós conseguimos o recebimento do tíquete negociando com a Prefeitura. O acordo era não receber reajuste para compensar com o vale-alimentação, mas agora saímos perdendo", declara.

A fonoaudióloga Cláudia Helena Direne teme uma exoneração em massa de médicos, "que passarão a receber R$ 32 por hora com o fim do adicional". "Se antes já era um problema enfrentado pela Prefeitura, desde o ponto biométrico, com o desligamento desses profissionais agora a situação só tende a piorar, e a população que perderá na qualidade do atendimento", comenta.

 

Recurso rejeitado

Na última semana, como noticiado por O Imparcial, o TJ-SP rejeitou o recurso da Prefeitura contra a Adin (ação direta de inconstitucionalidade) que determinou inconstitucional o pagamento dos benefícios. O secretário municipal de Administração, Alberico Bezerra de Lima, reafirmou que não há como descumprir uma decisão judicial e que já há um projeto de lei pronto para reformular as tabelas de vencimentos, conforme funções, em janeiro do próximo ano. "Os servidores agora precisam ter paciência", pede.

 
Publicidade

Veja também