27º Domingo do Tempo Comum

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 02/10/2022
Horário 05:40

Textos do Evangelho, de hoje, que mais chamam atenção: 1º Os apóstolos disseram ao Senhor: “aumenta em nós, nossa fé”. (Lc 17,5) 2º “Somos servos inúteis, só fizemos, nossa obrigação”. (Lc 17,10). 1º Sem fé, não existe vida cristã, mas sem amor a fé não é autenticamente vivida. Quem crê, ama e quem ama, certamente crê, pois Deus é tanto conteúdo da fé, quanto do amor. Fé e amor são ambos dons de Deus. Porém, uma vez recebidos, devem ser cultivados. Jesus criou, até uma parábola, para mostrar a importância e a eficácia da fé: ela seria capaz de arrancar, até a amoreira, e transplantá-la. Jesus quis acentuar com isso, claramente, a necessidade e a eficácia da fé. Não, certamente, para arrancar e transportar árvores. Para isso, temos tratores, mas, seguramente, para alcançar a salvação. Sem fé, é impossível agradar a Deus, afirma a Escritura. (Hb 11,6; Rm 1,17;5,1; Gl 3,17) Jesus serve-se ainda, de uma história tipicamente da cultura oriental, para nos deixar claro, que, somente, Deus é de fato: Absoluto e Senhor. Ele, e apenas, Ele deve ser amado e servido, sempre: sobretudo, além de tudo e de todos. 2º Mesmo, porém, depois de termos feito tudo, o que nos cabe fazer, devemos reconhecer que é pouco, pois, não há comparação, entre o que de Deus recebemos (vida, talento, graça etc…) e o que, por e para Ele, podemos realizar. Jesus está combatendo, sem afirmá-lo, concretamente a teoria da autossalvação (pelas obras) ou a hodierna tese da “religião dos méritos” (meritocracia). Nós somos servos, mas não inúteis, como lemos, no texto de hoje. “Inútil” foi, contudo, aquele que mal traduziu o texto do grego. Este, certamente, foi (inútil) e até tradutor, traidor. Somos fracos, ineptos, incompetentes, mas amados, e valorizados por Deus. Jesus não veio salvar “inúteis”, mas fracos, ou até desajustados e pecadores. A estes veio transformar, valorizar e salvar. (Cf. Jo 3,16). 3º Crer, só é possível, com a graça de Deus, porém uma vez, crentes, cabe-nos colaborar. Por isso, “crer ou não crer”, este é o problema… Problema? Não. Solução. O que a confiança é, no campo antropológico, a fé o é, no teológico: dom de Deus. Ressalvo, uma vez mais, ser a fé, graça (dom). Por isso, cabe deixar bem claro, a colaboração livre, mas necessária do homem. Ninguém é salvo, contra sua própria vontade… (Cf.Tg 2,18-22). (Autor: Dom Carmo João Rhoden 
Bispo emérito de Taubaté (SP). (Fonte: https://www.cnbb.org.br).

MINI SERMÃO:
27º Domingo do Tempo Comum (Lc 17,5-10)

Diante de nossa total incapacidade, dizemos como os discípulos: "Aumenta nossa fé!" Quer ter a fé aumentada? Diminua sua distância com Deus. O esforço é nosso! Fé minúscula é capaz de coisas grandiosas. Assim como a amoreira arraigada no solo, nosso pecado arraigado no coração, pode ser arrancado! Uma fé que faça do nosso serviço diferenciado é quando feito diretamente para O Senhor. Cumprimos um mandato e, por isso, não temos mérito algum. Somos servos. Descubra, a força de sua fé! (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau
- Missas -
Sábado: às 18h - Capela Nossa Senhora Aparecida e às 19h30 - Igreja Matriz;     
Domingo: às 7h - Capela São Judas Tadeu, às 8h30 - Capela Nosso Senhor do Bonfim, às 10h - Igreja Matriz, às 17h - Capela Santa Edwiges e às 19h - Igreja Matriz

MENSAGEM DO PAPA:
A página do Evangelho de hoje (cf. Lc 17, 5-10) apresenta o tema da fé, introduzido pela pergunta dos discípulos: “Aumenta a nossa fé!” (v. 6). Uma bela oração, que devemos recitar muito durante o dia: “Senhor, aumenta a minha fé!”. Jesus responde com duas imagens: o grão de mostarda e o servo disponível. “Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: “Arranca-te daí e planta-te no mar”, e ela havia de vos obedecer” (v. 6). A amoreira é uma árvore forte, bem enraizada na terra e resistente aos ventos. Portanto, Jesus quer fazer compreender que a fé, ainda que pequena, pode ter a força de erradicar até mesmo uma amoreira. E depois transplantá-la no mar, o que é algo ainda mais improvável: mas nada é impossível para aqueles que têm fé, porque eles não confiam nas suas próprias forças, mas em Deus, que tudo pode. A fé comparável com o grão de mostarda é uma fé que não é soberba nem autoconfiante; não pretende ser a de um grande crente, por vezes fazendo má figura! É uma fé que na sua humildade sente uma grande necessidade de Deus e na sua pequenez abandona-se com plena confiança a Ele. É a fé que nos dá a capacidade de olhar com esperança para os altos e baixos da vida, que nos ajuda a aceitar até mesmo as derrotas e os sofrimentos, sabendo que o mal nunca teve, nunca terá, a última palavra. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2019).

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @eu_rafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Publicidade

Veja também