6ª Vara Cível instalada: “processos e resultados serão agilizados”, reforça presidente do TJ-SP

Unidades judiciárias da área estão com 32 mil processos já distribuídos, e muitos deles, ainda físicos, para serem digitalizados, relata juiz responsável por nova Vara

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 17/05/2024
Horário 17:17
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Desembargador Fernando Antonio conduziu cerimônia com diversas autoridades locais
Desembargador Fernando Antonio conduziu cerimônia com diversas autoridades locais

A partir de segunda-feira, dia 20, uma redistribuição nos processos das Varas Cíveis de Presidente Prudente deverá aliviar os servidores e promover maior agilidade nos andamentos dos feitos, bem como rapidez nos resultados. Essa é a expectativa com a criação da 6ª Vara Cível na comarca, cuja cerimônia de instalação foi realizada nesta sexta-feira, no Salão do Júri do Fórum, conduzida pelo presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, na presença de diversas autoridades locais. “Sempre que instalamos uma nova unidade judiciária é pensando no nosso jurisdicionado. Se você prestava um serviço com cinco varas e passa a ter seis na área cível, evidentemente os processos serão agilizados, os resultados serão encurtados, então o benefício é direto para a população, direto para o jurisdicionado da comarca de Prudente e região”, ressalta. “Sem dúvidas, quando você instala uma nova unidade, todas as demais existentes são beneficiadas com uma distribuição menor e isso torna o processo mais ágil e, o que nós queremos, sempre, é que haja uma prestação jurisdicional rápida, eficiente e de qualidade”, complementa o presidente do TJ-SP.

A nova unidade conta como juiz titular Sérgio Elorza Barbosa de Moraes, o qual afirma que, atualmente, as Varas Cíveis, que julgam causas relacionadas a direito do consumidor, compra e venda, danos morais, contratos, cobranças e outros litígios, estão com 32 mil processos já distribuídos, e muitos deles, ainda físicos, para serem digitalizados. “O pedido de mais uma unidade judiciária foi para que houvesse uma redistribuição desses processos de forma equilibrada. Agora, por exemplo, como a 6ª Vara, nos primeiros meses, será feita uma distribuição diferenciada. Três processos vão para a 6ª Vara, enquanto as outras receberão um, cada”, explica o responsável. “Então, isso dá um respiro para as cinco varas já existentes e, a nova vara, que não tem nenhum processo, começa a acumular os feitos de forma mais devagar, o que vai acarretar uma melhor prestação de serviços para a população”, promove.

“A expectativa é promover um melhor serviço, pois agora teremos a partir de segunda-feira um juiz a mais. Então, se você tem um prestador de serviço a mais, em tese, o processo vai andar mais rápido e vai ser melhor para a população”, ainda declara Sérgio Elorza, que apresentou à reportagem de O Imparcial o seu novo gabinete, bem como a sala dos servidores da nova unidade judiciária.

Reunião de trabalho

Ainda em Prudente, o presidente do TJ-SP participou de uma reunião de trabalho com magistrados da 5ª RAJ (Região Administrativa Judiciária), que é dirigida pelo juiz Antonio Roberto Sylla e atualmente possui mais de 812 mil feitos em andamento, conforme dados de abril. “Nunca podemos dizer que está bom, temos que melhorar sempre. Mas, a 5ª RAJ, que é a região de Presidente Prudente, com 34 comarcas, presta um serviço importantíssimo à população e, presta muito bem. Mas, como eu disse, sempre é possível melhorar, e por isso estamos aqui”, finalizou Fernando Antonio.

Fotos: Maurício Delfim Fotografia


Juiz titular Sérgio Elorza apresenta novo gabinete e sala dos servidores da nova Vara

Leia mais:

TJ-SP avalia possibilidade de instalar Juizado de Violência Doméstica e Familiar em Prudente

Prudente ganhará 6ª Vara Cível para dar mais celeridade a processos

Publicidade

Veja também