Faz 203 anos hoje que o Brasil tornou-se independente de Portugal. Perfeito! Mas o Brasil é mesmo independente? Não sei. Sou apenas palpiteiro e não historiador. Às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo, o imperador Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822, bradou a plenos pulmões o célebre grito: "Independência ou Morte!"
Os EUA, que se "desgrudaram" da Inglaterra em 1776, foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil e, hoje, as relações entre os dois países estão abaladas pelos motivos que todos conhecem. Deu nisso uma "amizade" de 200 anos. Foi pro ralo?
Os mais irônicos, sem contar os Silvérios dos Reis e os entreguistas de sempre, acham que houve "dependência ao Norte" e, no caso em questão, onde vocês leram Norte leiam EUA. Ou seja: EE.UU mando e não tem conversa. Ou diálogo.
Uma onda de patriotismo varre o Brasil nestes tempos bizarros. Isto é muito bom. Abaixo os vira-latas. Tem sujeito por aí que, com sua viralatice, não tem senso de ridículo e usa o boné com a sigla MAGA. Até governador aderiu a esta bobagem. Ou seria idolatria aos EUA, como disse o general Santos Cruz?
Ainda bem que há resistência e nenhum país tem o direito de meter o bedelho nos assuntos internos do Brasil. Depois de 203 anos de independência, o Brasil ainda é o país do futuro. Onde está este futuro que nunca chega? Evidente que houve avanços e progressos em algumas áreas, mas os governantes precisam fazer muito mais.
Depois de Cabral, milhares de portugueses emigraram para o Brasil. Até onde sei a maioria se deu bem. Foi bem-sucedida. O mesmo não ocorre com milhares de brasileiros que foram morar na Santa Terrinha.
Tem português que chegou ao cúmulo de oferecer euros pela cabeça de brasileiros. Um monstro safado e ingrato. Parece que o gajo teve que dar explicações. O feriado do 7 de setembro caiu num domingo. É o tal negócio: feriado que cai no domingo é igual olho verde em gente feia. Não adianta nada.
P.S.: Sobre a independência, vale lembrar a máxima do Stanislaw Ponte Preta: "Cabral descobriu o Brasil e Manuel quer levar".
DROPS
Até hoje nenhum astronauta viajou pelo céu da boca.
Filme da Semana na Faixa de Gaza: "Crepúsculo de um povo".
A pressa é inimiga da digestão.
Quando a esmola é grande o santo agradece.
Quer comer bem?
Restaurante, churrascaria, petiscaria e casa de carnes Mithan Sato, do André Sato. Dois endereços: Rua Geraldo Corazza, 487, J. São Geraldo, e Av. Ana Jacinta, 1.743. Fones: 3217-3287 e 3906-3055.