Abraço do secretário

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 11/11/2021
Horário 04:12

O Plantão perguntou para Fábio Sato (MDB) se será candidato nas eleições do ano que vem. A resposta foi sim e contou sobre a articulação na qual tem o abraço do secretário estadual da Agricultura, o deputado estadual Itamar Borges, para uma dobradinha.

PRESIDENTE NACIONAL
Conforme Sato, o convite para que dispute as eleições de 2022 é do presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, com quem teve recente encontro presencial na sede do partido.

BASE SOLIDIFICADA
A informação é de que o projeto de campanha está sendo construído junto com a base política do secretário Itamar Borges, licenciado do terceiro mandato de deputado e que foi prefeito de Santa Fé do Sul por três vezes.

QUEM É QUEM
O entendimento é de que Itamar Borges busque a reeleição e Fábio Sato seja candidato a deputado federal, cargo que disputará pela primeira vez depois de ter tentado uma cadeira na Assembleia Legislativa e disputado a Prefeitura de Presidente Prudente.

OESTE PAULISTA
Ainda conforme Sato, a plataforma de campanha será pautada predominantemente em defesa do agronegócio do oeste paulista. Está agendado para fevereiro o Encontro Regional do MDB em Presidente Prudente, para oficializar a parceria Itamar e Fábio.

MUITO JOVEM
Na Assembleia, Itamar Borges foi presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio. Em Santa Fé foi vereador aos 21 anos de idade e prefeito com 24. Como deputado obteve 79.195 votos em 2010 e saltou para 99.558 em 2014. Em 2018, obteve 82.185.

BATEU NA TRAVE
Em sua melhor votação, como candidato a prefeito de Prudente pelo PPS, Fábio Sato obteve 32.209 votos em 2016, quando Nelson Bugalho, pelo PTB, foi eleito com 33.209. Uma diferença de 1.034 votos.

OUTRAS DISPUTAS
Em 2108, Fábio Sato foi candidato a deputado estadual pelo PSD e obteve 24.228 votos. Em 2020 voltou a ser candidato a prefeito, pelo MDB, e novamente foi o 2º mais votado, com 17.241 votos, quando Ed Thomas (PSB) se elegeu com 37.304.

BREVES PERFIS
Fábio Sato já morou no Japão, é jornalista e tem atuado no segmento empresarial como consultor. Itamar Borges é advogado, foi professor universitário e atua no segmento do agronegócio.

SEM PROGRAMAÇÃO
O Plantão também perguntou ao candidato a prefeito de Prudente pelo PRTB, na eleição passada, João Figueira, se disputará as eleições do ano que vem. A resposta foi a de que nesse sentido o seu posicionamento é não fazer programação.

SEM PRETENSÃO
Disse que se tiver de acontecer um dia, tudo bem. Porém, esclareceu não ser uma ideia; pelo menos ainda não. Afirma que não tem pretensão nisso. Conta que está ajudando o prefeito Ed Thomas, como cidadão e empresário.

QUESTÃO DE OPÇÃO
João Figueira comenta que ter sido candidato a prefeito foi com a intenção de ser uma opção a mais para a população. O seu entendimento é o de que Ed Thomas está conduzindo bem a Prefeitura.

Publicidade

Veja também