Antecipação das geadas sugere impactos intensos no campo

Cristiano Machado

Cati orienta produtores

COLUNA - Cristiano Machado

Data 19/05/2022
Horário 09:07
Foto: AgriculturaSP/Divulgação
Cati lista algumas sugestões aos produtores rurais paulistas
Cati lista algumas sugestões aos produtores rurais paulistas

As geadas costumam atingir o Estado de São Paulo durante o final de junho e o mês de julho, meses de entrada e intensificação do inverno. A ocorrência precoce deste fenômeno, com um mês de antecedência, sugere impactos mais intensos no setor agropecuário.
A Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, monitora constantemente as condições hidrometeorológicas paulistas, por meio da RedeDataClima. Em atenção ao fenômeno da geada, a Cati orienta produtores sobre as estratégias de preparação para a intempérie. Entre elas, destacam-se as que se seguem. (Da AgriculturaSP)

Proteção do ambiente e irrigação

- Recomenda-se deixar o terreno limpo, para evitar a fonte de ar frio;
- Em ambientes protegidos, realizar práticas adequadas, como irrigação, e observar se o tipo de cobertura impede a dissipação de calor interno;
 - Utilizar-se da irrigação por aspersão, alagamento, regador, entre outras, com início após a comprovação da queda da temperatura até o nível letal para a cultura;
 - Lançar mão de proteção física, cobrindo as mudas ou plantas com jornal, sacos de papel ou plásticos;
 - A queima de fogueiras em pontos estratégicos ao redor da produção, associada com a circulação de ar forçada para espalhar o calor, pode ser realizada, mas com cuidado. Pelo risco de incêndios, a abertura de aceiro para controle e evitar acúmulo de ar frio deve ser feita, nesses casos. Jamais se deve efetuar queima de pneus – trata-se de crime ambiental e com efeitos danosos à localidade;
- Pulverizações prévias com calda preparada com açúcar ou melaço de cana, que também podem ser associadas com aminoácidos, auxiliam a recuperação rápida de plantas lesadas.

Culturas que precisam de menos água

- Para períodos de estiagem e geadas, o planejamento prévio de uso da terra, com a opção por culturas com menor necessidade de água, é boa opção de medida preventiva.

Poda antecipada das frutíferas

- Para as frutíferas, recomenda-se a antecipação da poda.

Alimento para o gado no inverno

- Com a perda da qualidade das pastagens durante o período, recomenda-se o planejamento das criações animais para suplementação alimentar.
 


"Arames e cercas estão no cotidiano dos produtores rurais. E isso independe do seu porte. Mas como são itens essenciais para qualquer produção, é fundamental estudar e escolher os materiais corretos para os diferentes usos".
Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo Bekaert, sobre o que o produtor deve observar na hora de cercar a propriedade.


Leilão da CFM põe à venda os 500 melhores touros Nelore CEIP nascidos em 2020

O 24º Megaleilão Nelore CFM, evento que marca o início da temporada de venda de touros da CFM, será realizado no dia 18 de agosto e acontecerá de forma presencial, em Campo Grande (MS), pela primeira vez – as edições anteriores ocorreram em São José do Rio Preto (SP).
“Mudam o local e a data, mas a qualidade continua a mesma. Aliás, está ainda melhor. Os professores José Bento Sterman Ferraz e Joanir Pereira Eler, da USP Pirassununga, acabam de concluir a avaliação genética e o desempenho da safra nunca foi tão bom”, assinala Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM.
A CFM venderá os 500 melhores touros Nelore CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) nascidos em 2020. Todos são avaliados com extremo rigor desde o nascimento em mais de 12 características, com destaque para fertilidade, ganho de peso a pasto, precocidade sexual e carcaça.
A CFM oferecerá condições muito especiais de comercialização neste Megaleilão: frete grátis para vários Estados e facilitado para outros, descontos progressivos nas baterias de touros e comissões de compra reduzidas de acordo com o volume de touros adquiridos (podendo chegar a zero), entre outras.
“A seleção desses jovens reprodutores é feita 100% a campo. Somente os cerca de 31,5% melhores recebem o CEIP e são comercializados, o que é mais um indicador da alta qualidade do Nelore CFM. Dessa parcela super selecionada dos animais que receberão CEIP, os 500 melhores estarão no Megaleilão CFM 2022”, acrescenta Neto. (Irvin Dias, da Texto Comunicação)

Divulgação

O 24º Megaleilão Nelore CFM, que era em São José do Rio Preto, agora será em Campo Grande
 

Publicidade

Veja também