Após 6 meses de preparação, organização cancela edição do Aviashow

Gota d’água foi uma ligação do Estado-Maior da Aeronáutica que confirmou a ausência da Esquadrilha da Fumaça

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 29/05/2018
Horário 21:02
Cedida/Silvio Silva - Feira ocorreria entre sexta-feira e domingo, em Regente Feijó
Cedida/Silvio Silva - Feira ocorreria entre sexta-feira e domingo, em Regente Feijó

A três dias do início do evento, a organização do Aviashow 2018 cancelou, sem prazo, ontem a edição deste ano do evento, que ocorreria entre sexta-feira e domingo, no Aeródromo José Martins da Silva (SDYJ), em Regente Feijó, sendo promovida pelo Aeropark Clube de Voo Desportivo. Em 18 anos de evento, esta é a primeira vez que uma edição do maior encontro de pilotos e amigos da aviação no Brasil é cancelada. O motivo envolve a falta de combustível para aviões, por conta da greve dos caminhoneiros que começou no dia 21 deste mês e persiste até hoje. A gota d’água para o cancelamento foi um telefonema do Estado-Maior da Aeronáutica, em Brasília, que confirmou a ausência da Esquadrilha da Fumaça no evento, que seria a principal atração da edição deste ano.

O evento incluía em sua programação a realização de shows de paraquedismo e aéreos, além disso, estaria disponível aos participantes toda estrutura para camping, praça de alimentação e happy hours, e layout renovado para receber a participação de empresas do setor. Mas, segundo Silvio Silva, a decisão partiu do próprio organizador do evento, Renato Silva, após várias tentativas de reverter a situação. Toda a estrutura do evento já estava pronta para receber o público e o cancelamento surte um efeito mais emocional do que financeiro. “O Aviashow não visa fins lucrativos. Estamos organizando há seis meses todo o lado burocrático e também a estrutura. É tudo muito complexo, por isso digo que é um custo emocional muito alto”, enfatiza.

Três motivos foram cruciais para o cancelamento do evento. Entre eles, dois tem contato direto com a greve de caminhoneiros. “Com a falta de combustível de avião fica difícil esperar todas as equipes e pilotos participantes. Além disso, a falta de abastecimento de comida nos hotéis também está acontecendo. Sendo assim, não temos hotéis nem gasolina para oferecer, fica impossível oferecer um bom evento”, destaca.

Um dos destaques, que já foi apresentado em outras edições da feira, seria a participação da Esquadrilha da Fumaça, mas a FAB (Força Aérea Brasileira) cancelou a presença da equipe devido a atual situação do país. “É lamentável eles não virem, mas o que foi dito é verdade. Não dá para eles virem e se exibirem aqui enquanto o Brasil passa por um momento indefinido”, explica. Com a situação, o evento sofre o primeiro cancelamento em 18 anos de Aviashow. “Já passamos por chuva, sol, em qualquer clima sempre estivemos aqui, nunca havia ocorrido a necessidade de cancelamento, mas agora aconteceu”, lamenta.

Nota

Na tarde de ontem, a organização da feira divulgou uma nota oficial confirmando o cancelamento do evento. No texto, a organização confirma os motivos pelo cancelamento e diz que “não foi uma decisão fácil, mas, visando o bem-comum e a segurança de todos, tivemos que toma-la”. E completa dizendo que, “reiteramos que aqueles que, ainda assim, estiverem de passagem ou vierem para região do Aeropark Clube de Voo Desportivo serão logicamente bem recepcionados e acolhidos, como de costume”.

Publicidade

Veja também