Após consulta a comerciantes, horário de atendimento das agências pode ser alterado

Com a sinalização positiva dos entrevistados e um consenso entre as agências, o vereador Josimael Barbosa Interaminense, o Mael (PSDC), acredita que seja possível proceder com a alteração.

PRUDENTE - Elaine Soares

Data 21/03/2015
Horário 08:14
 

Nos próximos dias, a Associação Comercial e Industrial de Presidente Epitácio consultará os comerciantes do município sobre a possibilidade de alteração no horário de funcionamento das agências bancárias, no que diz respeito ao atendimento ao público. Atualmente, estes estabelecimentos atendem os clientes das 10h às 15h, e a pesquisa visa descobrir se o horário comumente praticado nas demais cidades – das 11h às 16h – não traria maiores benefícios para o comércio. Com a sinalização positiva dos entrevistados e um consenso entre as agências, o vereador Josimael Barbosa Interaminense, o Mael (PSDC), acredita que seja possível proceder com a alteração.

Esta possibilidade começou a ser trabalhada após o parlamentar receber a sugestão do gerente de uma agência local, o qual apontou que Epitácio era uma das poucas cidades da região onde as portas das agências se fecham às 15h para aqueles que precisam ser recebidos no balcão. Mael comenta que o horário era antes necessário por conta do transporte de malotes que precisavam sair mais cedo da cidade rumo a Presidente Prudente. "Hoje, porém, é tudo informatizado, então, creio que não teremos problemas em fechar um pouco mais tarde", considera. Os gerentes das oito agências da cidade já foram consultados sobre o assunto em reunião promovida pela associação, a pedido do vereador.

Wellington Dantas Barreto, gerente da associação, esteve presente no encontro em que os bancários se comprometeram a conversar com seus supervisores regionais. "Em breve realizaremos outra reunião, já cientes da opinião dos comerciantes. A partir daí veremos o que será decidido", expõe.

Mael frisa que nada será "obrigatório" ou "imposto" às instituições financeiras, mas ressalta que qualquer mudança ocorrerá em comum acordo entre as partes afetadas. Também frisa que esta não é uma decisão para se tomar em poucos dias, mas que ainda levará "algum tempo".

Sobre o assunto, a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) explica que, de acordo com resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional), "o horário mínimo de atendimento de uma agência bancária deverá ser cinco horas diárias ininterruptas, respeitando o período mínimo de três horas, compreendido entre 12h e 15h horas, em todo o Brasil". Destacou ainda que fica a critério de cada instituição financeira estabelecer o horário de atendimento de sua rede, desde que atendendo as normas do CMN.
Publicidade

Veja também