A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), lançou, na manhã desta quinta-feira, no gabinete do Executivo, o programa “Caminhos para Autonomia”, iniciativa que reúne órgãos públicos, entidades e instituições para promover geração de renda, qualificação profissional e inclusão social.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Ariane Jacintho, o programa tem como objetivo conectar beneficiários atendidos pelos serviços da SAS e que recebem programas de transferência de renda às oportunidades de emprego disponíveis na cidade. A proposta também inclui a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos. “Temos 54 mil famílias cadastradas no CadÚnico e mais de 9 mil beneficiárias do Bolsa Família em Prudente. O 'Caminhos para Autonomia' vem para conectar quem mais precisa dessas oportunidades”, explicou.
O evento contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), vereadores, funcionários, secretários municipais, entidades e parceiros como Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Acipp (Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente).
Durante o ato, o prefeito Tupã destacou a importância do programa. “Essa iniciativa fará a diferença na vida de pessoas que não tiveram oportunidades, promovendo transformação de vida e autonomia para as famílias. Obras e serviços a Prefeitura executa, mas, quando falamos em assistência social, precisamos de parceiros. As portas da Prefeitura estão abertas para parcerias com pessoas de bem”, ressaltou.
O diretor do Senai, Sherman Willian Mukoyama, também reforçou a relevância da ação. “É fundamental levar oportunidades para quem precisa, para que as famílias possam ter autonomia e renda. O Senai oferece inúmeras opções e, caso haja demanda suficiente, os cursos poderão ser realizados diretamente nos CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], facilitando o acesso da população”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador William Leite (PP), também destacou o impacto social da iniciativa. “É um projeto que pode transformar vidas e ajudar na superação das dificuldades econômicas. Parabenizo toda a equipe pelo trabalho e espero que esta ideia se concretize plenamente”, disse.
A primeira reunião do programa está confirmada para o dia 10 de outubro, no CRAS Nochete e em seus territórios de abrangência. Na ocasião, haverá palestra motivacional, dinâmica sobre inclusão no mercado de trabalho e abertura das inscrições para os cursos profissionalizantes.
O projeto prevê ainda a realização de outras reuniões territoriais nos CRAS de Prudente, com a finalidade de divulgar e apresentar as oportunidades às famílias atendidas.