Atendimento para reorganizar vagas em escolas termina hoje

Balanço parcial da Secretaria Municipal de Educação revela o acolhimento de 620 solicitações entre os dias 3 e 8 deste mês

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 10/01/2018
Horário 11:18

Termina hoje o período de atendimento aos pais de alunos do ensino fundamental (6 a 10 anos), com o intuito de reorganização das vagas, após a implantação do sistema de georreferenciamento executado pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente. A pasta realizou um balanço parcial e constatou que, entre os dias 3 e 8, foram 620 casos atendidos. Dessa forma, acredita que não será necessário estender o prazo.

Após esta fase, o local de estudo da criança será definido, primeiramente, com um novo processo de georreferenciamento, com base nos endereços atualizados, seguido dos pedidos de mudança por endereço indicativo e de transferência por intenção, conforme informado pela secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini. Na sequência, no dia 23 inicia-se o prazo para os responsáveis dos estudantes de educação infantil (até 5 anos) procurarem a Seduc. Não há data de encerramento do acolhimento desta demanda.

No entanto, a secretária afirma que todos podem buscar o atendimento, mesmo aqueles de ensino fundamental, pois a pasta realiza os atendimentos durante todo o ano. “Fizemos isso para começar o ano letivo “com tudo certo”, mas o pai pode continuar pedindo transferência ao longo do ano, desde que tenha disponibilidade de vaga, a diferença é que o georreferenciamento já terá sido feito”, explana.

Em todo o mês de janeiro, a estimativa é atender cerca de mil pais de alunos, dentre as 3.600 novas matrículas para este ano, de acordo com a responsável pela Seduc. Nesse sentido, Sônia pontua que a previsão é de que 400 atendimentos sejam realizados durante o período voltado à educação infantil.

Os serviços mais buscados são os relacionados à atualização de endereço, transferências e mudança de endereço indicativo. Além disso, a distância entre a residência e a escola matriculada, devido à falta de atualização de endereço, foi a reclamação mais constante.

 

Atendimentos

A distância era a reclamação da auxiliar de enfermagem, Maria Helena Pinheiro de Lima Garcia, 45 anos, que esteve na Seduc no penúltimo dia, para pedir a transferência da filha. Ela conta que a matrícula foi para uma escola no Jardim Paulista. “Trabalho aqui perto, então, resolvi vir acertar a escola. Não peguei fila e o atendimento foi tranquilo. Se conseguir mudar, será melhor, porque não vou precisar atravessar a cidade e vamos economizar”, declara.

Por conta do endereço errado, a faxineira Viviane Antunes de Souza, 36 anos, também precisou buscar o atendimento, pois o filho foi enviado para uma escola na Vila Furquim, que é distante de sua residência na Vila Mathilde Vieira. “Preferi vir antes de começarem as aulas. Assim, vamos economizar na gasolina e ele não vai precisar acordar tão cedo. Escolhemos três opções, qualquer uma que vier já será mais perto”, pontua.

 

SAIBA MAIS

São oferecidos neste atendimento suporte a quatro itens: atualização de endereços, indicação de responsável, casos com filhos em escolas diferentes e transferências de unidades. Os interessados devem ir até o prédio da Seduc, situado na Rua Cyro Bueno, 86, Jardim Cinquentenário. O atendimento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, no piso superior. Para isso, é preciso apresentar documentos originais e cópias, dos pais e da criança, e comprovante de endereço dos últimos três meses. Mais informações 3918-4200.

Publicidade

Veja também