AVANÇO DA COVID-19

REGIÃO - GRAZIELA FERNANDES

Data 17/05/2020
Horário 03:44

Para uma cidade que desde o início da quarentena não registrava casos da Covid-19, Pirapozinho viu uma escalada da noite para o dia na última semana. O número crescente de casos confirmados na região são uma resposta ao “abrandamento” das medidas de enfrentamento à doença, especialmente isolamento social.

FORÇA-TAREFA NA CIDADE

Uma ação conjunta realizada pelas polícias Civil e Militar, Vigilância Sanitária e o Setor de Fiscalização de Pirapozinho diminuiu o movimento no comércio da cidade. Já havíamos relatado a intensa circulação de pessoas na área central.

CONTRARIA RECOMENDAÇÕES

Segundo a Prefeitura, a movimentação contraria as recomendações por conta da Covid-19. O prefeito Orlando Padovan (DEM) disse que a iniciativa não é de punição e, sim, uma conscientização para os comerciantes e prestadores de serviços compreenderem que é preciso manter o isolamento social. Mais que nunca é hora de adotar estratégias, se reinventar de fato, no caso de estabelecimentos não essenciais, para atendimento à população.

RONDA NOTURNA

As fiscalizações prosseguiram pela semana, inclusive com rondas noturnas pelas polícias Civil e Militar, para garantir o cumprimento das normas. Casos de desobediência podem resultar até na cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento e, ainda, o infrator poderá responder por desobediência à medida de prevenção sanitária.

IPTU PRORROGADO

A Prefeitura de Pirapozinho prorrogou o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para ajudar as famílias, especialmente quem sofre impactos diretos da crise provocada pela pandemia. Com a prorrogação, a cota única do IPTU, ou do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) fixo, poderá ser paga até 10 de julho.

PAGAMENTO PARCELADO

Para o pagamento parcelado, o contribuinte deverá "pular" as duas primeiras parcelas do carnê e começar a pagar a partir da terceira, nas datas de seus vencimentos, ou seja: a 3ª em 10/07, a 4ª em 10/08, a 5ª em 10/09 e a 6ª em 10/10. Já em 10/11, o contribuinte volta e paga a 1ª parcela do carnê (que venceria em 10/05) e em dezembro quita o parcelamento pagando a 2ª (que venceria em 10/06). No caso da taxa de fiscalização, o vencimento passou também para o dia 10 de julho. Um fôlego para as famílias direcionarem melhor os recursos financeiros para despesas essenciais neste momento.

KITS ESCOLARES

Narandiba iniciou a entrega de kits com materiais didáticos, que serão apoio para os alunos da rede municipal de ensino no processo de educação à distância. O momento oportuno para parabenizarmos todos os educadores das escolas da nossa região que estão empenhados, ainda que à distância, para orientar e acompanhar os alunos que estão vivenciando este momento de grandes mudanças. Aos pais também, nosso reconhecimento, afinal são os tutores educacionais e esta presença, sem dúvida, terá reflexos muito positivos no futuro. A pandemia possibilitou que todos nós revíssemos conceitos, refizéssemos laços e resgatássemos valores tão importantes.

FALANDO EM REFAZER LAÇOS

Empatia e gratidão nos ajudam a superar momentos difíceis. Em Pirapozinho, uma família emocionou muita gente nas redes sociais na última semana. A família Ramos mostrou que o amor faz toda a diferença. Ainda que à distância, presentearam a irmã mais velha, que hoje ocupa o lugar da matriarca da família, Déia Ramos, com uma bela homenagem virtual no Dia das Mães.

LIVE EMOCIONANTE

Todos os irmãos reunidos em uma live emocionante conduzida por Luiz Ramos ao violão, José Roberto Ramos, Paulo Roberto Ramos, que declamou a poesia de Vinicius de Moraes, Regina Célia Ramos, Bernardete Ramos Terçarioli, Benedito Ramos, Ana Luiza Ramos, Noêmia Ramos Vieira e Zilda Maria Ramos. Laços de amor e fé que não se perdem com a distância, por mais contraditório que pareça, tem nos unido ainda mais. Terminamos aqui, se puder, fique em casa.

Publicidade

Veja também