Banco de leite está com nível médio em seus estoques

Em dezembro, unidade de Prudente atendeu 66% da demanda solicitada pelos quatro hospitais que atende; já janeiro está entre 65% e 70%, que é a marca pactuada pelo município

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/01/2023
Horário 04:01
Foto: Cedida
Estoques estão em nível médio, um pouco melhor que no ano passado
Estoques estão em nível médio, um pouco melhor que no ano passado

Os estoques de leite humano não estão totalmente defasados, mas também não estão totalmente abastecidos. Está em um nível médio, um pouco melhor que no ano passado, mas que ainda não é suficiente para atender 100% da demanda. Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano de Presidente Prudente, Adriana Monteiro, em dezembro, a unidade atendeu 66% da demanda solicitada pelos quatro hospitais atendidos pela unidade, e agora, em janeiro, está entre 65% e 70%, que é a marca pactuada pelo município. “Contudo, ainda não é a média ideal para o bebezinho que está ali correndo risco de morte. Mensalmente, atendemos entre 65 a 70 prematuros. Em dezembro de 2022 foram 68 pequeninos internados nas UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] de neonatologia”, expõe a coordenadora.
De acordo com Adriana, os estoques atualmente se encontram na média de 56 litros e com 49 doadoras, quando o essencial para atender 100% da meta seria de 80 a 100 mamães lactantes. “O volume de leite que entra mensalmente, 90 a 100 litros, não é suficiente para atender toda nossa demanda. O ideal seria termos uma quantidade de 120 a 150 litros de leite captados por mês”, expõe Adriana Monteiro, coordenadora do Banco de Leite que atende o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, Hospital e Maternidade Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira, Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças e o Hospital Iamada.
“O fluxo de doações diminui um pouco nos meses de dezembro e janeiro por conta das viagens e passeios com a família que as doadoras fazem. Então, a divulgação é importante para que mais pessoas conheçam e ajudem a salvar vidas. Lembrando que toda quantidade é importante, não existe uma quantidade mínima”, acentua Adriana.

Importância da doação

Adriana destaca que uma mãe pode ser doadora desde o primeiro filho. E mais, logo nos primeiros dias de seu parto. Isso porque, segundo ela, é quando o corpo produz mais leite do que o seu filho precisa. “Então, aquele leite excedente que, às vezes, o bebê suga de uma mama e não da outra, desperdiçando ao vazar, por exemplo, basta a mamãe retirar, colocar em um frasco esterilizado e armazenar no congelador. De pouquinho em pouquinho ela salva uma vida”, ressalta Adriana, frisando ainda que há mães que doam até o desmame do bebê.

Requisitos para ser doadora

Para as mulheres que têm o desejo de compartilhar esse precioso alimento é fácil. Basta ter feito o pré-natal, ter a carteirinha e todos os exames requisitados no período, ter sido uma gestante saudável, não ter feito uso de drogas ilícitas e não estar utilizando nenhum medicamento que seja contraindicado para lactantes. 
Após receber a ligação da mãe, no dia seguinte a equipe vai até sua casa onde será feito um cadastro/triagem, todo o material necessário como touca, vidro/frasco esterilizado, etiqueta para identificação e bombinha se ela precisar, também é entregue.
“Passamos todas as orientações a essa mãe de como ela vai massagear, ordenhar, coletar, identificar e armazenar este leite. Mães que moram ou trabalham perto do Banco de Leite podem ir até o local fazer a ordenha também. De repente, ela trabalha por ali e precisa fazer uma ordenha de alívio, pode vir até a gente sem problema”, orienta Adriana.

SERVIÇO
Banco de Leite Humano
Endereço: Avenida Hiroshi Yoshi, s/n, Jardim Esplanada
Telefone: 3229-1249 (WhatsApp)
Horário Funcionamento: De 2ª a 6ª, das 8h às 11h, e das 13h às 16h

CONFIRA TAMBÉM:

Doação de leite materno: gesto de extremo amor

Publicidade

Veja também