O BLH (Banco de Leite Humano) de Presidente Prudente aponta baixa nos estoques da unidade. De acordo com a coordenadora Adriana Monteiro, atualmente são recebidos cerca de 80 litros para atender aproximadamente 60 prematuros por mês.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza, até sexta-feira, a Semana Municipal de Aleitamento Materno, com diversas atividades organizadas pelo Banco de Leite Humano. As ações têm como objetivo incentivar a amamentação e sensibilizar a população sobre a importância da doação de leite humano. “A doação é um gesto de solidariedade que salva vidas, especialmente de bebês prematuros internados nas UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] neonatais”, expõe Adriana.
Durante esta semana, estão sendo desenvolvidas iniciativas em unidades de saúde e hospitais da cidade, voltadas às mães, familiares e profissionais da área.
Nesta terça-feira, ocorreu visita à maternidade e à UTI Neonatal do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. Nesta quarta-feira, tem encontro do Grupo de Mães e Familiares na UBS (Unidades Básica de Saúde) do Parque Cedral, às 10h30, com o tema “Amamentação e Introdução Alimentar”.
Nesta quinta-feira, ocorre visita à maternidade e à UTI Neonatal do Hospital Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira, a partir das 13h30.
Durante as visitas, as equipes do Banco de Leite realizam abordagens com mães lactantes, distribuindo materiais informativos e orientações sobre os benefícios da amamentação e os procedimentos para a doação de leite humano.
Encerrando o calendário anual, o Banco de Leite promoverá, em novembro, a campanha “Novembro Roxo”, em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, com uma programação especial para marcar a data e reforçar a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento dos recém-nascidos.
Serviço
O Banco de Leite Humano fica no Ambulatório Médico Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, na Cidade Universitária. Quem puder doar pode retirar no local os vidros para armazenamento, mas a coleta também é realizada nas residências. O contato é pelo WhatsApp ou fixo, no número 3229-1249.