Bancos de sangue sofrem com queda de doações de até 70%

Neste período normalmente acontece isso, uma vez que as pessoas viajam por conta das festividades e recessos escolares ou de trabalho

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/01/2023
Horário 10:29
Foto: Hemocentro/Santa Casa
Qualquer pessoa com uma boa saúde pode praticar esse gesto de solidariedade
Qualquer pessoa com uma boa saúde pode praticar esse gesto de solidariedade

Entre o fim e o início do ano é um período muito bom para as pessoas que costumam descansar e aproveitam para viajar por conta das festividades e recessos escolares ou de trabalho. Entretanto, nessa época também os bancos de sangue sofrem com a queda de doadores numa variante entre 50% a 70%. Segundo os dois hospitais que atendem por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) em Presidente Prudente – a Santa Casa de Misericórdia e o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo que, por ser referência para atendimentos de média e alta complexidade para 45 municípios que compõem o DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), depende de doações de sangue para o tratamento de diversas doenças, inclusive do uso de plaquetas para casos graves e cirúrgicos.
“Qualquer pessoa com uma boa saúde pode praticar esse gesto de solidariedade. A nossa demanda é de 1,5 mil bolsas mensais e essa queda persistirá até o final deste mês de janeiro”, expõe Zenaide Brito, assistente social do Hemocentro da Santa Casa.
O Núcleo de Hemoterapia do HR ressalta que, desde o início da pandemia, em março de 2020, houve uma queda significativa no número de doações de sangue na unidade. Enquanto no início da pandemia havia uma média de 1,2 mil bolsas coletadas mensalmente, em 2022 o quantitativo reduziu para em torno de 900. 
“Ressaltamos que todos os tipos sanguíneos são importantes, porém, aqueles de Rh negativo esgotam-se primeiro, porque são mais raros na população”, expõe o HR. 
Conforme os hospitais, é interessante destacar que a bolsa de sangue total (que contém todos os componentes sanguíneos) pode dar origem a hemocomponentes. As plaquetas, que são células que participam do processo de coagulação, por exemplo, têm vida curta. Elas contam com validade equivalente a cinco dias. “Por isso, associado à grande demanda deste hemocomponente no HR, é de extrema importância que as pessoas doem sempre que possível, e que o fluxo de doadores aptos seja diário”, frisa o Hospital Regional.  

Requisito para doar

O requisito para doar sangue no Hemocentro da Santa Casa é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: ter idade entre 18 e 69 anos; apresentar documento de identificação com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de habilitação); homens pesar no mínimo 50 kg e mulheres mais de 51 kg; não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ser saudável e estar alimentado. 
No HR , o requisito também é estar em bom estado de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); apresentar documento de identificação com foto; pesar no mínimo 50 kg; não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ser saudável e estar alimentado. 
A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para os homens e de três doações anuais para as mulheres. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

SERVIÇO
O Hemocentro da Casa de Presidente Prudente recebe doações de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Já o Núcleo de Hemoterapia do HR passou, desde 1º de dezembro último, a funcionar de segunda a sábado, inclusive em feriados, das 7h às 17h. Mais informações no telefone (18) 3229-1570.

Foto: Hemocentro/Santa Casa

Uma bolsa de sangue total, que contém todos os componentes sanguíneos, pode dar origem a hemocomponentes

Publicidade

Veja também