Bebês ganham projeto de leitura no Matarazzo

Dentre 34 inscritos, contemplada por edital, a equipe da Biblioteca Municipal Abelardo de Cerqueira César, comemora a conquista

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 17/09/2016
Horário 12:03
 

 

Dentre 34 inscritos, contemplada por edital, a equipe da Biblioteca Municipal Abelardo de Cerqueira César, localizada no Centro Cultural Matarazzo, de Presidente Prudente, está comemorando a conquista de ser uma das dez cidades a ganhar mais um projeto de incentivo à leitura, que será implantado na unidade até o final deste ano. Trata-se do programa Bebelê, sucesso na BSP (Biblioteca de São Paulo) e do Parque Villa-Lobos, ambas mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com o bibliotecário local, Murilo Tomiazi Misael, a iniciativa chamou a atenção da equipe, pois este era exatamente um desejo latente de todos: desenvolver atividades para bebês e crianças (de 6 meses a 4 anos), envolvendo a leitura e mostrando a importância desse ato aos seus pais e cuidadores dos pequenos.

Jornal O Imparcial Ação envolve leitura e mostra importância desse ato aos responsáveis

"Ficamos muito felizes em sermos escolhidos, pois receberemos materiais como livros, brinquedos, fantoches, tambores, chocalhos e multimídias. Além, de capacitação profissional nas oficinas de cocriação em São Paulo. E, o mais importante: tudo isso gratuitamente, incluindo toda a viagem, alimentação e hospedagem, custeadas pelo projeto!", exclama o bibliotecário.

Maurício ressalta que a equipe da Biblioteca Municipal está sempre atenta a todos os projetos destinados a área de atuação e com isso tem recebido várias atividades, como o Viagem Literária, Ponto MIS, Capacitações do Siseb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas), Mapa Cultural Paulista (literatura), entre outros.

"E agora com o Bebelê! Isso aumenta a nossa oferta cultural sem nenhum excesso de gastos pelo município", acentua o bibliotecário.

 

 

 

Bebelê


Fundamentada na teoria do Letramento Infantil , definida pelo National Institute of Child Health and Human Development (NICHD), o Bebelê mostra a importância de se incentivar o ato de ler, a interação com histórias e livros para bebês e crianças, bem como a consequência positiva no desenvolvimento infantil.

A iniciativa foi implantada na Biblioteca de São Paulo, em 2012, enquanto a Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece o projeto desde sua inauguração, em 2014. Até o momento, 480 ações foram realizadas, atendendo mais de 3.250 participantes.

 

 

PRIMEIRA FASE


Serão realizadas oficinas de cocriação em São Paulo, tendo como convidados os profissionais das 10 bibliotecas, indicados pelas unidades selecionadas e ministradas por profissionais do Instituto Tellus, com o suporte da SP Leituras. Serão realizadas oficinas que englobam o redesenho do projeto, a atualização da metodologia e a inclusão de novos recursos. Serão empregadas técnicas de Design Thinking, com a análise e discussão das diversas etapas.

 

 

SEGUNDA FASE


Será realizada uma segunda oficina, com duração de dois dias, em São Paulo, com a presença dos profissionais que serão indicados pelas bibliotecas para receberem a capacitação do novo formato do projeto. Esses serão responsáveis por replicar os aprendizados e colocar em prática as atividades do Bebelê em suas bibliotecas.

 

 

TERCEIRA FASE


Consiste na entrega dos kits de materiais necessários para a execução das atividades do Bebelê e mobiliário. Além, de uma visita da equipe da SP Leituras a todas as bibliotecas selecionaas para acompanhar e validar cada projeto.

 
Publicidade

Veja também