Bilionários

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da pinga e do pingado, a primeira com moderação (meia garrafa por dia) e o segundo com pouco açúcar

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 13/11/2025
Horário 05:30

O Brasil tem pelo menos 50 bilionários e cerca de dez deles são donos de fortunas indestrutíveis. Os dez Tios Patinhas detém 50% da renda do país, o que corresponde ao que ganha a metade da população (100 milhões de brasileiros pobres e pobretões). 
Em outras palavras: uma multidão não se vira nos 30 mil, se vira com migalhas e, se continuar desse jeito, pobre tende a desaparecer no Brasil, como vaticinou o fabuloso Stanislaw Ponte Preta.
Entre os cinco bilionários estão o cervejeiro Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, com US$ 30,2 bilhões, e alguns  banqueiros. Gostaria de saber o segredo deles para se tornar um bilionário, se bem que a condição de milionário já estaria de bom tamanho, é ou não é, tigrada?
Quem não quer ser um milionário? E bilionário é ainda melhor, com uma senhora grana preta e de outras cores, incluindo aí as verdinhas. Respeitosamente, pretendo me dirigir ao Lemman e aos outros nove bilionários Tio Patinhas para, como afirmei acima, ser orientado na arte de ganhar dinheiro graúdo e não  dinheiro de pinga.
Presumo que o Lemann, que passa a maior parte do ano na Suíça, começou ralando e ralando muito, se me permitem esse linguajar popular para designar o sujeito que dá duro, ou seja, que trabalha muito e, às vezes, enriquece e rejuvenesce (grana também é para cuidar da cara e do visual em geral).
Acho que o Lemann, ainda jovem, ganhou um Lemão e, em vez de se queixar da vida, fez uma Lemãonada, o que é melhor do que nada. O lema do Lemann é ganhar dinheiro e ninguém tem nada com isso. Ele descobriu o caminho das pedras e, hoje, nada em dinheiro e não se afoga.     
Banqueiros também nadam em dinheiro, com pulos ornamentais na piscina. Resumo da ópera: bilionários e milionários estão no topo da pirâmide social e não sei se eles têm alguma preocupação social e, com tal expressão, gostaria de saber se pelo menos alguns dão a mínima aos pobres, que estão na base da pirâmide.
Alguns humoristas garantem que banqueiro não morre de enfarte porque não tem coração ou, se tiver coração, é de pedra ou de madeira. Lembro que há ótimos cardiologistas especializados em corações bilionários.
Espero que eles nos mostrem o caminho das pedras e nos ensinem a ganhar dinheiro. Seriam nossos educadores financeiros. Eu, por exemplo, não suportaria passar o resto da vida sem uma Ferrari na garagem (cansei das carroças brasileiras). Se precisar vou recorrer ao Rei Midas, na esperança de receber algum ouro mesmo que seja ouro de tolo.

DROPS

Quem ama o feio precisa usar óculos.

Quem casa quer casa, nem que seja do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Vingança não é justiça.

Brasil, ame-o e conserve-o.

Quer comer bem? Restaurante, churrascaria, petiscaria e casa de carnes Mithan Sato, do André Sato. Dois endereços: Rua Eugênio Corazza, 487, J. São Geraldo, e Av. Ana Jacinta, 1.743. Fones: 3217-3287 e 3906-3055.

Publicidade

Veja também