Black Friday aquece o calçadão de Prudente

Na Maffei, o movimento foi maior no período da manhã; algumas lojas ofertaram até 70% de descontos em alguns produtos

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 27/11/2020
Horário 19:50
Foto: Weverson Nascimento
Lojas ofereceram descontos atrativos aos clientes
Lojas ofereceram descontos atrativos aos clientes

Hoje ocorreu a famosa e tão esperada Black Friday. A data, conhecida em todo o país, busca atrair os consumidores através de descontos em produtos para lá de especiais. Em Presidente Prudente, a reportagem identificou lojas que chegaram a até 70% de descontos no calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei. No período da manhã, horário com maior movimento, os consumidores não perderam a oportunidade e compareceram ao local para conferir de perto os produtos ou mesmo fazer a famosa pesquisa antes de levar algum item para casa. Já à tarde, o fluxo de pessoas estava “dentro do normal” neste período de pandemia.  
O movimento nas primeiras horas de expediente do calçadão começou bem tímido, mas, aos poucos, os consumidores tomaram conta do local, atraídos, principalmente, por móveis, eletrônicos e eletrodomésticos. No centro de compras prudentino também foi possível encontrar profissionais do Procon e fiscais da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), que percorreram toda extensão da Maffei. As lojas também se adiantaram e promoveram uma espécie de cordão de isolamento caso o fluxo de clientes aumentasse no decorrer do dia. Em quase todas elas também tinha a disponibilidade de álcool em gel antes mesmo de o cliente entrar no estabelecimento. O uso de mascará dentro das lojas foi seguido à risca, mas na área externa a reportagem flagrou algumas pessoas sem o uso da proteção ou mesmo usando de forma incorreta. 

Saldo de compras

No entanto, o dia de compras também proporcionou um saldo positivo para a econômica local, visto que muitas pessoas vêm de outros municípios atraídas pelas promoções que, neste ano, atingiram diversos setores como o de vestuários, calçados, móveis e eletrodomésticos, entre outros. Na Chiks Center, a subgerente Claudia Obici Franco de Aguiar diz o que movimento na Black Friday foi maior se comparado com outros dias da semana. Para a data, inclusive, ela estima um aumento de 20% nas vendas se comparado com os últimos dias. No estabelecimento, um dos setores mais aquecidos foi o infantil. “Criança cresce rápido e essas promoções chamam atenção dos pais ou responsáveis. Hoje mesmo temos uma promoção de compre quatro e pague três”, acrescenta. 
A Giga Prudente, loja de artigos para o lar, utilidades domésticas, presentes, decoração, brinquedos, ferramentas, cama, mesa e banho, entre outros setores, trabalhou com preços promocionais durante toda a semana, uma forma de atrair os consumidores, conforme explica o gerente Adriano Ferreira dos Santos. Na data da ontem, a unidade ofertou produtos com até 50% de descontos, fator que influenciou positivamente no aumento das vendas. “Hoje, a gente estima um aumento de 10% a 15% no faturamento se comparado com os outros dias da semana, mesmo ela já aquecida por conta da procura por itens natalinos e de decoração”, reforça. 
Em ambas as lojas todas as medidas de segurança foram mantidas visando à saúde dos clientes e colaboradores.

Oportunidade ao consumidor

Algumas pessoas já foram focadas para as compras, como foi o caso da vendedora Lucia Ribeiro da Silva, que seguiu até o calçadão comprar um aspirador de pó. Ela relata que viu o produto em um comercial de TV e o preço chamou atenção. “Mesmo sabendo o preço do produto eu pesquisei pessoalmente em outras lojas e decidi ficar com o item de outra [loja que não anunciou] por conta da qualidade e menor preço. Por isso a importância de sempre fazer uma pesquisa, pois eu poderia levar aquele que eu vi na TV”, relatou. 
A procura por roupas também aqueceu o calçadão de Prudente. A auxiliar de cozinha, Aline da Silva, foi até o local comprar peças para a filha de quatro anos. “Temos que aproveitar essas promoções, pois as crianças crescem rápido demais”, explica. “É uma forma de economizar, sem deixar de ter produtos de qualidade”, acrescenta.

SAIBA MAIS

Comércio prudentino se prepara para a Black Friday

Black Friday: dicas para não sair no prejuízo! 

Procon disponibiliza espaço para consumidor reclamar durante a Black Friday

Publicidade

Veja também