Bolsonaro confirma visita a Prudente 

Chefe da República virá à capital do oeste paulista, no dia 31 deste mês, para celebrar credenciamento do HRCPP junto ao SUS

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 20/07/2021
Horário 06:13
Foto: Reprodução/Foco do Brasil
Bolsonaro vem a Prudente para celebrar credenciamento do HRCPP junto ao SUS
Bolsonaro vem a Prudente para celebrar credenciamento do HRCPP junto ao SUS

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), confirmou durante encontro com apoiadores a sua visita a Presidente Prudente no dia 31 deste mês. O chefe de Estado vem à capital do oeste paulista para celebrar o credenciamento do HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), conquistado no mês passado. 
Em vídeo publicado pelo portal Foco do Brasil, que atua na produção de notícias e ações do presidente, Bolsonaro confirmou sua visita ao município e o aval concedido para o credenciamento do hospital. “Dia 31 vai ser Prudente. A gente vai ‘inaugurar’ o Hospital do Câncer que estava há anos para ser certificado”, enfatizou. “Eu falei com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e em poucas horas ele acertou a papelada e certificou”, recordou o presidente.  
É valido ressaltar que o chefe da República vira à capital do oeste paulista após convite e ofício da unidade hospitalar e do prefeito Ed Thomas (PSB). No início deste mês, o chefe do Executivo prudentino relatou à reportagem que vem solicitando uma visita do presidente há certo tempo, e, inclusive, reforçou o pedido durante o encontro, que oportunizou posteriormente o credenciamento do HRCPP.  “Depois do ato que ele fez, reiterei mais uma vez a importância da visita, reconhecendo o gesto que ele proporcionou para Prudente e região, através do credenciamento do hospital, que vai beneficiar mais 200 municípios”, pontuou a O Imparcial. “Ele confirmou que sua visita a Prudente ficou agendada para o dia 31 de julho”, acrescentou na sequência. 

Ofício ao presidente

Em ofício protocolado a Jair Bolsonaro, o presidente do HRCPP, Felício Sylla, o agradeceu pelo gesto do credenciamento ao hospital, uma vez que concretizou um sonho da comunidade local e regional para consolidação da maior obra social do oeste paulista, beneficiando não só o interior paulista, mas pacientes de outros Estados. “A vinda do presidente vem para concluir de vez o nosso credenciamento, pois é importante que o hospital tenha vida própria, novos projetos e metas”, relatou Felício à época.
Ainda de acordo com o presidente do HRCPP, o hospital vem promovendo um trabalhando pensando no futuro da unidade de atendimento à pessoa com câncer, seja na elaboração de novos projetos, angariação de recursos para novos equipamentos, entre outras ações em benefício do público atendido. “Esse é o pontapé para que o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, que agora é Hospital de Esperança, fique reconhecido em nível nacional pelo serviço de qualidade oferecido pelo SUS, não só para o interior, mas aos Estados”, pontou Sylla. 
Na visita, programada para o final deste mês, o chefe da República terá a oportunidade de descerrar uma placa que eternizará seu gesto ao Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente.

Credenciamento junto SUS

No mês passado, foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) a Portaria 690, do Ministério da Saúde, que habilita o HRCPP como uma Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), no âmbito do SUS. O credenciamento veio um dia após o prefeito de Prudente, Ed Thomas, receber aval do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Conforme publicado neste diário, Ed Thomas almoçou com o presidente no Palácio da Alvorada, e apresentou a ele o processo de credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente junto ao SUS. Na sequência, o presidente solicitou uma recepção do prefeito da capital do oeste paulista com o ministro Queiroga. Neste encontro, portanto, o Ministério da Saúde se comprometeu com a habilitação do HRCPP. 
À época, o presidente do HRCPP reforçou que para chegar em condições de receber o credenciamento, o hospital teve que cumprir todas as exigências do SUS. “Para se habilitar ao credenciamento, o hospital já tinha que operar normalmente, ou seja, estar ofertando todos os serviços. O SUS, portanto, vem reconhecer o que já estava sendo feito”. Na ocasião, ele reforçou que o hospital já vinha atendendo pacientes de toda região, gratuitamente, utilizando provisoriamente o Sistema Único de Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente.

SAIBA MAIS

Visita de Bolsonaro

Bolsonaro vem a Prudente dia 31 para visita ao Hospital do Câncer

Bolsonaro recebeu Ed Thomas no Planalto

Apoiadores do presidente Bolsonaro participam de manifestação em Brasília

Publicidade

Veja também