Bombeiros controlam incêndio próximo a residências 

Fato ocorreu no começo da noite de ontem, em Presidente Bernardes; região registrou aumento de 60% em incêndio em vegetação

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 25/08/2021
Horário 12:03
Foto: Reprodução/WhatsApp
Solicitante informou que o fogo estava
Solicitante informou que o fogo estava 'muito alto' e se propagando para perto das edificações

Um incêndio de grandes proporções em uma área de vegetação assustou moradores de Presidente Bernardes, no começo da noite de ontem. O local fica perto de residências.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Cobom (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros) recebeu o chamado às 20h45. Segundo a corporação, o solicitante informou que o fogo estava “muito alto” e se propagando para perto das edificações.

Uma pessoa que passava de carro pelo local chegou a gravar um vídeo e divulgar nas redes sociais. Na imagem é possível observar que de fato o fogo estava alto, inclusive, próximo às árvores. Apesar da dimensão, não chegou a alcançar as casas e foi extinto. 


Reprodução/Instagram - Fato ocorreu no começo da noite de ontem, em Bernardes

Um levantamento do 14º Grupamento de Bombeiros, em Presidente Prudente, mostra que entre janeiro e agosto do ano passado, a região registrou 425 ocorrências de fogo em mato. No mesmo período deste ano foram 680, um crescimento de aproximadamente 60%. 

“As queimadas aumentam muito nessa época de ano devido ao clima tropical da região, onde o inverno é seco e a umidade relativa do ar é muito reduzida, somado o hábito de fazer limpezas de terrenos utilizando fogo e até mesmo atos de vandalismo”, afirma o tenente PM Evandro Avanço Silva, do Corpo de Bombeiros.

O oficial lembra que provocar incêndios em matas é considerado crime ambiental, conforme prevê o artigo 41 da Lei 9.605. A penalidade é de reclusão de 2 a 4 anos, além de multa. 

SAIBA MAIS

Queimada em vegetação causa desconforto na comunidade 

Fumaça é agente agressor das vias respiratórias

Força-tarefa combate fogo em áreas de vegetação 

Publicidade

Veja também