Café da Pecuária & Agronegócio

OPINIÃO - João Menezes de Souza Neto

Data 14/11/2020
Horário 06:34

Café da Pecuária Online: Segunda-feira, 16 de novembro, 7h30 da manhã, teremos nosso encontro cujo tema será: Mercado e Qualidade de Sementes de Capim. A palestra será de Andreza P. da Silva Cruz, técnica de sementes da Soesp.

Mercado e Qualidade de Semente: Como está a oferta e procura de sementes forrageiras e como isso está afetando o mercado? Estratégias para escolher a semente adequada, com qualidade e melhor relação benefício custo serão abordados.

Transição seca – chuvas: As chuvas estão atrasadas, mas chegando, e temos que manejar as pastagens nessa fase sem prejudicá-las: 1 – Sequestro, retirando animais de parte das pastagens e aliviando a taxa de lotação, com fornecimento de volumosos (cana, feno, silagem, outros) 2 – Adubação estratégica, 3 – Pastos para sacrifício, com tolerância a manejos mais baixos, com decumbens, humidicula comum ou llanero (dictioneura) e 4 – Ajustar os rotacionados e pastos com sobra de forragem.

E o preço do boi? R$ 300 já é uma realidade e o aplicativo AgroBrazil já registrou o negócio neste patamar.

Receitas de batata-doce: A agricultora Luci Rocha disponibilizou gratuitamente seu livro de receitas de batata-doce com uma infinidade de receitas deliciosas (batatadoce_agrolrocha).

Contribuição Sindical Rural: A contribuição sindical é paga por participantes de uma categoria econômica, profissional ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato da categoria ou profissão (artigos 578 a 591, da CLT). A partir da Lei da Reforma Trabalhista nº 13.467/2017 de 13 de julho de 2017, o pagamento desta contribuição sindical é voluntária, porém, são importantes para o Sistema Sindical Rural. É o sistema que defende, trabalha e fala em seu nome e de todos os produtores rurais do Brasil (www.cnabrasil.org.br).

Inovação e tecnologia: Caneca é capaz de medir qualidade do leite e evitar prejuízos na produção. Batizada como UaiCup, o utensílio usa uma tecnologia baseada nos fundamentos da IoT (Internet das Coisas) e tem como objetivo aumentar o ganho de cerca de 800 mil pequenos e médios produtores, pois mede a qualidade do produto em poucos minutos (www.canalrural.com.br).

Programa de controle de plantas daninhas nas pastagens: Neivaldo Tunes Cáceres explica a importância do produtor ter um programa onde ele monta uma estratégia de controle eficiente para cada tipo de planta daninha existente na pastagem conforme a suscetibilidade aos diferentes tipos de herbicidas (www.scotconsultoria.com.br).

Brasil compra soja dos EUA: Abiove estima que Brasil vai importar 1 milhão de toneladas de soja neste ano de 2020; só em outubro foram 71 mil toneladas.
 

Publicidade

Veja também