CARRETA DE PREVENÇÃO

REGIÃO - BILI INFANTE

Data 10/12/2019
Horário 03:04

Com as bandeiras da prevenção e do diagnóstico precoce sempre hasteadas, a Carreta do Hospital de Amor de Barretos percorre todo o país realizando exames de papanicolau e coletas de PSA, procedimentos fundamentais para a detecção dos cânceres de colo de útero e de próstata. Na última quarta-feira, a unidade móvel estacionou no município de Rosana, mais precisamente no pátio do Hospital Estadual de Primavera, onde realizou 90 exames. Participaram da ação mulheres com idades entre 25 e 64 anos. Entre os homens, a faixa etária atendida foi de 50 a 69 anos.

EMENDA DE R$ 1 MILHÃO

Quando o assunto é a batalha contra o câncer, todos os esforços são bem-vindos e merecem ser registrados. O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) destinou, por meio de emenda parlamentar, R$ 1 milhão para o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente), instituição de saúde fundamental para toda região, inclusive para os municípios da ponta do mapa paulista que ensejam esta coluna. A assinatura do convênio que garante a verba ocorreu no dia 3 de dezembro.

TÍTULOS DE PROPRIEDADE

No dia 2 de dezembro, o governador João Doria (PSDB) participou da inauguração do Centro de Detenção Provisória 2, no município de Caiuá. Na oportunidade, Doria também assinou autorizações para a entrega de 599 títulos de propriedade de áreas urbanas e rurais para moradores de vários municípios, entre os quais Teodoro Sampaio e Euclides da Cunha Paulista. Os títulos serão entregues pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) nos dias 16 e 17 de dezembro.

BAZAR SOLIDÁRIO

As promoções beneficentes têm sido importantes fontes de receitas para as entidades que atuam na área da proteção animal na região. A ONG (organização não governamental) Patas e Pelos promove no próximo sábado, no Kabana Clube, em Teodoro Sampaio, um bazar para a venda de produtos novos e usados doados pela comunidade local. O evento, que ocorre das 9h às 13h, comercializa roupas, calçados, bijuterias e, até mesmo, móveis. O objetivo é angariar fundos para a realização de procedimentos de castração dos animais atendidos pela entidade.

AME MIRANTE

Em um ano de funcionamento, recentemente completado, o AME (Ambulatório Municipal de Especialidades) de Mirante do Paranapanema contabiliza mais de 18 mil atendimentos, somados todos os procedimentos oferecidos pela unidade de saúde. O ambulatório realiza consultas médicas nas áreas de psiquiatria, neurologia, neuropediatria, cardiologia, geriatria, oftalmologia, urologia, dermatologia, ortopedia, ginecologia, nutrologia, medicina do trabalho e clínica geral. O AME Mirante também disponibiliza atendimentos com outros profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. Diversos exames são feitos na unidade, como os de radiologia, mamografia, ultrassonografia, eletroencefalograma e eletrocardiograma, além de ecocardiograma e exames laboratoriais, que são terceirizados.

AVES DO MORRO DO DIABO

A observação de pássaros tem ganhado cada vez mais adeptos na região, muito por conta do Parque Estadual Morro do Diabo e sua riquíssima fauna, com mais de 395 espécies de aves. Em Teodoro Sampaio, a pesquisadora do IF (Instituto Florestal), Andréa Soares Pires, desenvolveu um projeto com alunos do Colégio Novo Milleniun, que resultou na observação e catalogação de 45 espécies. O projeto originou a publicação “Ciência cidadã - Guia de aves do Colégio Novo Milleniun: Aves do Morro do Diabo e zona urbana”. O guia, elaborado pelo IF, é um material que introduz o interessado na prática da observação, além de trazer uma lista detalhada com características dos pássaros que foram observados durante as atividades com os alunos. Este colunista, entusiasta da causa ambiental, aplaude a iniciativa e o trabalho de todos os envolvidos no projeto. E vamos passarinhar!

Publicidade

Veja também