Celebração reúne 10 mil fiéis no centro de PP

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 27/05/2016
Horário 08:59
No livro de João, capítulo 6, versículo 56, Jesus afirma que aquele que comer de sua carne e beber de seu sangue permanecerá n’Ele, e Ele em vós. E foi justamente para celebrar essa união que aproximadamente 10 mil pessoas compareceram à festa de Corpus Christi em Presidente Prudente, na manhã de ontem. A celebração teve início com uma missa em frente à Catedral de São Sebastião, seguida por uma procissão que percorreu trechos das avenidas Coronel José Soares Marcondes, Washington Luiz e Brasil, até o Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, onde o bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos presidiu a bênção do Santíssimo.

Jornal O Imparcial Evento teve início com missa em frente à Catedral de São Sebastião, seguida por procissão

Com uma programação diferente dos anos anteriores, a festividade teve como ponto de partida a Praça Monsenhor Sarrion, no entorno da Catedral de São Sebastião. Isso porque, de acordo com o bispo, o local tem um espaço mais aconchegante para receber os fiéis. "Por uma questão de acomodação no entorno da catedral, que possui um espaço mais amplo em sua área adjacente. Além disso, nossa intenção foi dar conforto aos fiéis e possibilitar uma vista melhor da celebração", relata.

Para acomodar os cerca de 10 mil fiéis que levantaram cedo para participar do evento, conforme cálculos da Polícia Militar e da própria igreja, ambas as mãos da Avenida Coronel José Soares Marcondes foram fechadas. Com isso, os devotos tomaram toda a extensão da via em frente à catedral, além da própria Praça Monsenhor Sarrion. O público, inclusive, foi o maior dos últimos oito anos, segundo aponta dom Benedito Gonçalves.

"Considero como o recorde de todos os anos que estou aqui. E olha que este é meu oitavo ano e nunca conseguimos reunir tamanha quantidade de pessoas", considera. Para confirmar seus cálculos, o bispo toma como base a visão privilegiada dos participantes, a partir da perspectiva de quem celebrou as festividades. "Fizemos três palcos ao longo da Washington Luis e de lá de cima dava pra se ter uma noção da quantidade de pessoas. De fato neste ano tivemos um recorde", afirma.

 

Ação de graças


Toda essa participação popular tem uma razão religiosa. Bispo dom Benedito Gonçalves diz que a festa de Corpus Christi simboliza uma manifestação de "ação de graças pelo grande dom à eucaristia, representado pelo corpo e o sangue de Cristo". Dessa forma, a data remete à união de Deus com seu povo, bem como da comunidade com a Trindade Santa. "É um momento da comunidade buscar unidade e comunhão com Deus, para manifestar a misericórdia e o serviço aos necessitados. Então convidamos cada um a acolher a misericórdia divina, mas também propagá-la aos que estão precisando, sobretudo aos pobres e necessitados", ressalta o bispo.

 

Tradicionais tapetes


Entre os 10 mil devotos participantes, estava o casal José Marcelo da Lima, 45 anos, e Ana Lúcia de Souza Lima, 42 anos. Fiéis na Paróquia Santa Luzia, no Jardim Belo Horizonte, ambos levantaram cedo para ajudar a confeccionar os tradicionais tapetes. "É um esforço e um sacrifício que fazemos em nome da nossa fé e também em auxílio a nossa comunidade", comenta a professora Ana Lúcia. Na mesma linha, seu marido ressalta que a celebração desperta ainda mais sua devoção. "Participamos todos os anos, pois isso ajuda a reforçar nossa fé. Nos sentimos úteis em ajudar", salienta o atendente José Marcelo.

As novas gerações também reservaram o feriado de Corpus Christi para professar sua fé. É o caso do estudante Alex de Paula Evangelista, 15 anos. Coroinha no Santuário Nossa Senhora Aparecida, ele se reuniu aos amigos no serviço à igreja e à fé. "Todos os coroinhas vão ao lado do tapete para evitar que os fiéis pisem, pois muitos se esforçaram para confeccioná-lo. Assim me sinto como se estivesse protegendo minha fé", cita o estudante.

 
Publicidade

Veja também