Aproximadamente 100 quilos de piau três pintas, peixe nativo cuja captura está proibida devido ao período de piracema, foram doados nesta segunda-feira ao Centro Educacional Walter Figueiredo, de Presidente Prudente. O pescado foi apreendido pela Polícia Militar Ambiental, durante patrulhamento às margens dos rios Laranja Doce e Paranapanema, em Nantes.
Os patrulheiros se depararam com um veículo estacionado em Nantes, próximo da área considerada crítica de pesca. Os policiais se posicionaram em local estratégico e aguardaram a chegada dos ocupantes e, após algumas horas, cinco indivíduos foram avistados em uma trilha às margens do rio. Ao abandonar duas tarrafas com os peixes, quatro suspeitos conseguiram fugir para o meio da vegetação e um foi abordado.
O homem, de 37 anos, que foi alcançado pelo policiamento ambiental, foi autuado em R$ 6.188,00 por pescar mediante a utilização de petrecho proibido, valor que foi majorado ao dobro por ser tratar de período de piracema.
“A ocorrência será apresentada via ofício à Delegacia de Polícia Civil local, por infringir o artigo 34, da Lei Federal 9605/98 e o envolvido responderá criminalmente. O pescado foi apreendido e, como estava em condições de consumo, foi doado ao Centro Educacional Walter Figueiredo de Presidente Prudente”, expõe a Polícia Ambiental.
