CHARANGA DOMINGUEIRA de 06-12-2015

Esportes - Flávio Araújo

Data 07/12/2015
Horário 06:52

Corinthians e Palmeiras, os maiores do ano


 

Flávio Araújo

 

Com Fernando Prass vestindo o manto real e transformado no herói maior da vitória, o Palmeiras é desde quarta-feira o maior detentor de títulos nacionais. Desde a unificação das conquistas por parte da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que o Verdão dividia essa honraria com o Santos que o perseguia de perto. O Palmeiras, com a conquista da Copa do Brasil, exatamente diante do Peixe, alcançou 11 títulos nacionais, sendo oito de campeonatos brasileiros e três de Copas do Brasil. Descartam-se as duas vitórias na série B que, embora seja uma disputa nacional, é considerada de menor nível.

Com um elenco de jovens, quase todos saídos das divisões de base, Santos e Palmeiras reafirmaram a condição de produtores dos espetáculos mais emocionantes nas competições brasileiras. O placar agregado apontou um empate, o Santos venceu a primeira por 1 a 0 e o Palmeiras a segunda por 2 a 1 e assim os tiros da marca penal acabaram consagrando o Verdão na sua primeira grande conquista em seu novo estádio. Foi um espetáculo memorável e que deve recuperar parte da grandiosidade do futebol do país pela juventude que esteve na disputa, parte do prestígio que vem sendo atirado no ralo pelas corruptas administrações da CBF, FPF (Federação Paulista de Futebol) e tutti quanti. Já vai tarde, Del Nero.

Restam agora as emoções do encerramento do BR/15, que nem todos sabem, ainda não terminou. Hoje, às 17h, é que se saberá de fato quem fará companhia a Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio e Palmeiras na Libertadores e ao mesmo tempo se conhecerá aqueles que serão rebaixados para a série B. Luta intensa será travada e lá pelas 19h haverá risos, lágrimas e ranger de dentes.

O São Paulo parece estar em melhores condições, embora enfrente um adversário que ostenta sangue nos olhos. O Internacional, outro pretendente, joga em casa diante do Cruzeiro, livre atirador. O São Paulo tem dois pontos de vantagem e um considerável saldo de gols. A luta no rebaixamento está encarniçada e se der São Paulo no pódio, cai o Goiás. Se der Internacional, o Goiás pode ficar. O imbróglio é geral e um depende do resultado do outro. Quem parece em melhor situação é o Coritiba que joga em casa e com um empate se safa. Mas, contra quem? Contra o Vasco, outro que está com a faca entre os dentes e a corda no pescoço. Até o grande campeão, Corinthians, tem interesse na rodada onde pode bater o recorde de pontos da atual fase e que está em poder do Cruzeiro.

Bem, por isso, somente em três jogos o clima não será de fio desencapado. Situação complicadíssima. Quer um palpite? Aguarde até a noite e espero que depois possa dormir em paz.

Flávio Araújo, jornalista e radialista prudentino, escreve aos domingos neste espaço.
Publicidade

Veja também