Cia Quase Cinema traz teatro de sombras para Prudente amanhã

Apresentação gratuita tem o apoio do Galpão da Lua, e será realizada às 20h, no Teatro Municipal Paulo Roberto Lisboa, do Matarazzo

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 03/06/2022
Horário 08:00
Foto: Divulgação
“Urubus no Ar” trata sobre as relações humanas, disputas de poder, romance policial e corrupção
“Urubus no Ar” trata sobre as relações humanas, disputas de poder, romance policial e corrupção

Neste sábado, a Cia Quase Cinema, de Taubaté (SP), apresenta o espetáculo “Urubus no Ar”, às 20h, no Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, do Centro Cultural Matarazzo, de Presidente Prudente. A encenação, que tem o apoio da Galpão da Lua, é gratuita e trata sobre as relações humanas, disputas de poder, romance policial e corrupção. O projeto foi contemplado com o prêmio ProAC circulação artes cênicas/2021.
No enredo, dois mortos e um segredo roubado. O réu aguarda sua sentença. Corrupção, farsa, assassinato e traição, em um espetáculo marcado por ser o retrato da fraqueza do homem que, na ânsia pelo poder, manipula tudo – inclusive o poder Judiciário. No palco, as sombras revelam a miséria do coração das pessoas, as disputas de poder e a essência das relações humanas. Os elementos da estética cinematográfica dos FilmNoir e dos quadrinhos de Will Eisner alimentam a trama e a imaginação dos espectadores. 
FilmNoir foi um termo criado por críticos franceses e deriva dos romances de suspense da época da Grande Depressão e da estética dos filmes de terror da década de 1930. A narração em off, o uso de flashbacks e a iluminação com forte influência do expressionismo alemão, que proporciona contraste e destaque às sombras, são os elementos presentes em “Urubus no Ar”, que lembram o estilo noir.

Sobre a Cia Quase Cinema

A Cia Quase Cinema foi criada em 2004, grupo que pesquisa dança, performance, cinema, teatro e artes visuais. O teatro de sombras surge como possibilidade potente de comunicação, devido ao universo onírico e imagético desta técnica milenar que encanta todos os públicos. “Criamos e produzimos cinema de animação ao vivo dentro do universo das artes da cena”, detalha o grupo.
A pesquisa da trupe rompeu com o tradicional teatro de sombras com inovações. “Incorporamos diferentes suportes, pesquisamos novas fontes de luz, pesquisamos novas tecnologias, trabalhamos o espaço cênico como elemento complexo e levamos as sombras do teatro para o espaço urbano. Produzimos espetáculos e fomentamos esta arte através de cursos, workshops, oficinas e, com a realização do FIS Festival Internacional de Teatro de Sombras”.

FICHA TÉCNICA 
Direção e dramaturgia: Silvia Godoy, Ronaldo Robles 
Elenco: Rafael Soares, Charles Krai, Ronaldo Robles, Silvia Godoy 
Cenário e silhuetas: Ronaldo Robles, Charles Kray 
Assistente de cenografia: Jessica Pelóggia 
Direção musical: Natália Machiaveli 
Desenho de som e automação: Bruno Carneiro 
Edição e finalização de vídeo: Natália Machiaveli 
Captação e direção de vídeo: Ronaldo Robles, Silvia Godoy 
Designer gráfico: Rafael Soares 
Participação especial escritores: Micheliny Verunschk, Luiz Roberto Guedes 
Figurino: Silvia Godoy 
Produção: Cia Quase Cinema




 

Publicidade

Veja também