Cidades se mobilizam contra dengue

Por fim, na sexta-feira, será realizada a visita do mascote ao canteiro de obras, às 8h30, na Tarraf Construtora. No local haverá distribuição do check list em relação à obra e distribuição dos kits.

REGIÃO - Mariane Gaspareto

Data 22/03/2015
Horário 07:56
 

Municípios da região participarão da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue promovendo ações de combate à doença, entre amanhã e sexta-feira. Em Prudente, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) realizará amanhã, às 16h, a ação "10 minutos com Aedes", na sede da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e terça-feira, às 11h30, no prédio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A iniciativa promoverá a distribuição de kits educativos, cartazes, e exposição do atual cenário do município em relação a dengue.

Já na quarta-feira será realizada a "Conscientização contra os mosquitos", a partir das 9h, na Praça Nove de Julho, com a participação de 80 alunos do Sesi (Serviço Social da Industria) da Vila Furquim e outras 60 crianças da Escola Municipal Coronel José Soares Marcondes. A ação contará com passeata, pedágio, distribuição de kits educativos, presença de banda e de mascotes do Aedes aegypti e do mosquito-palha, vetor da leishmaniose. Por fim, na sexta-feira, será realizada a visita do mascote ao canteiro de obras, às 8h30, na Tarraf Construtora. No local haverá distribuição do check list em relação à obra e distribuição dos kits.

A prefeitura de Presidente Epitácio, por sua vez, contará com a visita dos agentes do Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio) e das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) aos munícipes com orientações sobre como eliminar os possíveis focos do mosquito e os riscos da doença. Atualmente, a cidade conta com 11 confirmações de dengue e outras 12 notificações aguardam resultados.

Já Dracena, que enfrenta uma epidemia da doença com 938 casos registrados, dará ênfase na divulgação dos sinais e sintomas da doença e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A equipe da Vigilância Epidemiológica percorrerá todos os bairros da cidade com carro de som alertando sobre os riscos da doença e serão distribuídos nos supermercados e farmácias folhetos informativos e cartazes serão afixados no comércio.

A programação conta também com "força-tarefa" no bairro Tonico André, com fornecimento de caçambas em alguns pontos do bairro e fornecimento de sacos de lixo e orientações sobre os materiais que deverão ser retirados das casas por acumularem água, como móveis velhos, garrafas, pneus, isopor, sucatas, plásticos, entre outros. O "Projeto Masseira" (caixa utilizada para a preparação de argamassa) também será promovido, com a visitação de construções para descartar masseiras que estiverem inutilizadas, para que não acumulem água da chuva.

 

Epidemia


O crescimento do número de casos registrados de dengue segue preocupando municípios regionais no início deste ano. Pirapozinho decretou ontem estado de emergência em razão de "situação anormal caracterizada como desastre biológico de epidemia de dengue". Conforme o Decreto 4.607, publicado em atos oficiais, a cidade já soma 410 casos confirmados de dengue neste ano. Com a medida, a prefeitura pode requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da administração municipal, bem como cessão de pessoal e equipamentos dos demais entes federativos, podendo pleitear recursos, materiais e serviços necessários.

Em Adamantina, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o número de confirmações neste ano subiu de 148 para 169 no último balanço realizado. O chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Luis Carlos Putinatti, destaca que a alternância de períodos de chuvas e sol aumenta o potencial de proliferação do Aedes aegypti.
Publicidade

Veja também