Colapso na saúde

WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

COLUNA - WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

Data 13/03/2021
Horário 03:32

Paraguaçu Paulista entra em colapso e registra quatro mortes por Covid-19 em menos de uma semana. Duas mulheres, mãe (de 80 anos) e filha (de 49 anos), morreram vítimas da doença, na quinta-feira, dia 11. 

PIORA PROGRESSIVA
O município contabiliza 36 mortes. Além disso, os números mostram ainda que a cidade tem 100% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiba) Covid ocupados. UM ANO DE

PANDEMIA
Há um ano, a flexibilização, falta de políticas públicas punitivas à época, permitiram a proliferação da doença. Em três meses de governo, prefeitos da região ainda lidam com a incerteza. 

QUADRO REGIONAL
Depois de Paraguaçu Paulista, Rancharia registra 25 óbitos, Maracaí 10, João Ramalho 8 e Quatá 7.  

SUSPENSÃO DE ATIVIDADE
Prefeitura de Quatá fecha secretarias e mantém apenas setores da saúde funcionando. A medida valerá até o dia 19 de março e visa conter a transmissão do coronavírus. 

CORRIDA POR VACINAS 
O Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema) entrou na disputa para comprar um milhão de doses de vacina contra o coronavírus para a região. 

ESCASSEZ DE ALIMENTOS
A pandemia amplificou muitos problemas já existentes na sociedade, mas para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, esse momento é ainda mais sério. Sem merenda escolar e previsão de retorno às aulas, as famílias assistidas pelo projeto Viva Chiquita de Rancharia precisam de mais alimentação nas casas. 

AÇÃO COMUNITÁRIA
Sem vínculos políticos ou religiosos, a missão do projeto é promover ações independentes entre pessoas que ajudam pessoas e, desta forma, tem alimentado muitos. “Vimos pessoas que antes contribuíam para o projeto passando de assistência para assistidos; antes os rendimentos eram escassos, hoje não há renda alguma”, explica a diretora Lara Lins.  

FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO
Para fazer a sua doação ou patrocinar alguma ação de arrecadação, entre em contato pelo Instagram @projetovivachiquita. Qualquer ajuda é bem-vinda, pois quem tem fome, não pode esperar. 

“NOVO NORMAL POSSÍVEL”
Com o objetivo de atenuar o sofrimento humano, psicólogos da região oferecem suporte psicológico por meio de lives, áudio, textos e, em alguns casos, até atendimento online gratuito. 

MISSÃO SOCIAL
É o caso de Gabriel Silva Gonçalves, que utiliza as mídias digitais para promover debates inteligentes e atende pacientes em sofrimento intensificado pelos efeitos da Covid-19 em seu consultório ou online. “A saúde emocional não pode ser negligenciada”, declara.

EPIDEMIA DE DENGUE 
Outra pauta exaustiva, no entanto, importante de ser tratada, é o crescimento de casos de dengue em todas as cidades da região. 

ALARMANTE
Para se ter uma ideia, das 10 mil casas visitadas pela Equipe Municipal de Controle a Vetores de Rancharia, 3.234 residências estavam fechadas, ainda assim, 741 focos do mosquito foram encontrados. 

DUAS TRANSMISSÕES 
"Seria muito difícil ter que lidar com duas transmissões neste momento de colapso do sistema de saúde", alertou o agente de saúde, Josué Campos de Sena, que atua no controle do vetor de Paraguaçu Paulista.

RECUPERAÇÃO DE VICINAIS
O deputado Mauro Bragato (PSDB) informou que Paraguaçu Paulista receberá R$ 201 mil para a recuperação de rodovia. O convênio faz parte do programa Novas Vicinais do Governo do Estado de São Paulo.

Publicidade

Veja também