No dia 22 deste mês, o município de Dracena, na nova Alta Paulista, recebe o “Circuito Dialogando Segurança Alimentar no Estado de São Paulo”. O objetivo é sensibilizar as municipalidades sobre o assunto. Na temática proposta serão colocadas em pauta discussões pontuais que servirão de parâmetro de como implantar e efetivar os conselhos municipais de segurança alimentar, sobretudo no atendimento aos 30% da compra da merenda escolar, conforme preconizada na lei federal 11.947/2009.
O foco da abordagem estará centralizado na busca de soluções para os desafios enfrentados pelos municípios para realizar compras de fornecedores da agricultura familiar. Os encontros contarão igualmente com apoio de técnicos da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), com palestras abordando o novo CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), fundamental para que o produtor rural tenha acesso às compras públicas -, tanto em referência ao PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar), quanto ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), entre outros itens.
A realização é da Subsecretaria de Abastecimento e Segurança Alimentar/SP, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar. Estarão reunidos gestores municipais para dialogar sobre a implementação de uma política pública de segurança alimentar em diversas cidades do interior paulista. (Com informações da AgriculturaSP)
Europa anuncia retirada da exigência da certificação oficial para amendoim brasileiro
Vem da Europa mais uma notícia importante para a cultura do amendoim brasileiro. E, consequentemente, na região de Presidente Prudente, uma das maiores produtoras do país e que contribui para que São Paulo seja o líder do ranking nacional.
A União Europeia informou ao Brasil a retirada da exigência da certificação oficial e diminuição do índice de controle do amendoim brasileiro com destino aos países do bloco europeu em razão do índice de conformidade do produto em relação às contaminações com aflatoxinas (substâncias nocivas produzidas por fungos).
A decisão foi tomada com base nas análises efetuadas ao longo do ano de 2022, que demonstram que os controles efetuados pelos exportadores brasileiros e auditados pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) garantem a qualidade e segurança do produto.
Somente no ano de 2022, o Brasil exportou cerca de 285 mil toneladas de amendoim, no valor aproximado de US$ 332 milhões. Destas, 70 mil toneladas foram destinadas à União Europeia. (Com informações do Mapa)
AgriculturaSP
Brasil exportou 285 mil toneladas de amendoim (US$ 332 milhões) em 2022