Combate a incêndio (I)

REGIÃO - JOSÉ COSTA

Data 25/06/2020
Horário 08:00

Desde 2017, as usinas produtoras de açúcar e etanol participantes do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) Regional Dracena – aboliram o uso da queima de cana-de-açúcar para a colheita, sendo que hoje essa atividade é mecanizada, sem a necessidade de usar o fogo como antigamente. Mesmo assim, está desenvolvendo uma campanha de orientação a todos para se evitar incêndio.

Combate a incêndio (II)
Apesar das usinas signatárias do PAM não utilizarem o fogo como método de pré-colheita, diversos agricultores e fornecedores ainda podem se beneficiar do uso do fogo para essa atividade em até 20% de sua área plantada. Essa prática será totalmente eliminada apenas em 2031, nos termos da Lei 11.241/2002, que dispõe sobre a eliminação gradativa da queima da palha da cana-de-açúcar.  Participam do PAM de Dracena, a Agropolegatto, Usina Branco Peres, Usina Caeté-Unidade de Paulicéia, GlencaneBionergia-Rio Vermelho e Corpo de Bombeiros.

Incêndio criminoso
A Usina Califórnia de Parapuã oferece pelo Facebook uma recompensa de R$ 5 mil para quem tiver informações sobre autores de dois incêndios criminosos registrados no domingo (21), por volta das 21h30, em canaviais pertencentes à usina. A empresa confirmou que os dois locais foram afetados pelo fogo criminoso, um canavial em uma fazenda na entrada de Sagres e outro próximo à ponte do Rio do Peixe em Parapuã. A empresa se preocupa com o fato de poder enfrentar problemas perante a Polícia Ambiental, já que a prática é proibida. A usina pede que as autoridades tomem alguma providência, já que esse tipo de ocorrência é constante. Quem tiver informações pode entrar em contato através do telefone (18) 3528-9700. O sigilo será mantido.

Sinalização de solo
A administração municipal de Irapuru, através de seu departamento responsável, está executando a remodelação de todas as sinalizações de solo da cidade. Segundo consta, este serviço é feito constantemente, tendo em vista o grande movimento de veículos que é registrado na área urbana, já que ruas e avenidas da cidade são utilizadas como prolongamento da Julio Budisk para atingir a Comandante João Ribeiro de Barros. Embora, como já foi mostrado nesta coluna, a responsabilidade deveria ser do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), na manutenção e conservação dessas ruas e avenidas, a municipalidade é que acaba arcando com esses serviços.

Reeleição
Um nome já se coloca para pleitear o cargo de prefeito de Adamantina, para as próximas eleições. Trata-se de Marcio Cardin (DEM), que é o atual chefe do Executivo. Disse estar assim fazendo atendendo a amigos, políticos, comerciantes, os mesmo que os apoiaram nas últimas eleições e exigiram dele, uma administração pautada pela transparência e honestidade. Durante este mandato, ele procurou cumprir a promessa e assim fez, recebendo elogios de todos, segundo declaram alguns políticos, razão pela qual Márcio Cardin admitiu colocar seu nome novamente à disposição do partido.

Posse virtual
Em reunião virtual que acontecerá hoje, o Lions Clube de Irapuru Caçula dará posse a sua nova diretoria para o exercício de 2020/ 2021, sendo a mesma assim constituída: presidente: Rosemary Cristina Calegon Abrão, 1º vice-presidente: CL João Carlos Costa, 1º secretário: CL Carlos Mori, 2ª secretária: CL Jackeline Alves Moreira, 1ª tesoureira: CaL Vera Lucia Zanon, 2º tesoureiro CL: Leonardo Mori, diretor de sócios: GMT CL José Costa, diretor social : CL Marcos Amaral

Aniversário sem festa
Em um cenário impróprio para a realização de festas, Lucélia, a Capital da Amizade, comemorou ontem 76 anos de emancipação político-administrativa. Os mais alegres dizem que a cidade septuagenária passará seu aniversário em isolamento, assim como é recomendado especialmente às pessoas acima de 60 anos devido ao risco do contágio do novo coronavírus, causador da Covid-19. Devido à pandemia que castiga a cidade, a Prefeitura não organizou qualquer programação festiva para comemorar a data.

Publicidade

Veja também