Confira programação de celebrações a São Sebastião, padroeiro de Prudente

Na Catedral, que leva nome do santo, serão celebradas 3 missas, às 8h, 12h e 19h; no último horário, haverá procissão pelo quadrilátero central 

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 20/01/2023
Horário 05:07
Foto: Divulgação/ Diocese de Presidente Prudente
Sebastião de Narbonne era soldado do Império Romano e morreu martirizado em 286 d.C por defender a oprimida, até então, fé cristã
Sebastião de Narbonne era soldado do Império Romano e morreu martirizado em 286 d.C por defender a oprimida, até então, fé cristã

Nesta sexta-feira é celebrado o Dia de São Sebastião, padroeiro de Presidente Prudente. Na Catedral de São Sebastião, que leva o nome do mártir católico, serão realizadas três missas ao longo do dia - às 8h, 12h e 19h. 
A primeira solenidade religiosa será conduzida pelo padre Fernando Guirado, às 8h. A segunda será ao meio-dia, tendo o monsenhor José Antônio de Lima como guia da fé nesta celebração. Segundo o líder religioso, a missa das 12h é destinada aos trabalhadores do comércio local, já que os estabelecimentos não fecham as portas nesta sexta-feira. 
No período da noite, às 19h, a solenidade em honra ao padroeiro será ministrada pelo bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos, sendo realizada a tradicional procissão pelas ruas do quadrilátero central de Presidente Prudente. 

Quem foi São Sebastião?

O monsenhor José Antônio de Lima faz uma breve rememoração de quem foi São Sebastião e o porquê do santo ser o padroeiro do município. “Ele é um mártir da Igreja por ter honrado sua vida à fé católica no período de perseguições do Império Romano”, inicia José Antônio sobre Sebastião de Narbonne, nascido em 256 d.C numa região do Mediterrâneo onde hoje é território francês, tendo vivido boa parte de sua vida em Milão, na Itália, como soldado da guarda pretoriana do Império Romano, sob o ditame de Diocleciano.
“Ele foi torturado duas vezes: na segunda, levou ao martírio; na primeira, ele foi flechado. Ele se recompôs graças às pessoas que o ajudaram a cuidar dos ferimentos. Depois, ele se reapresentou novamente [ao imperador]. E por quê? Porque ele era perseguido por defender a fé cristã e por este motivo foi martirizado pelo imperador Diocleciano”, conta o sacerdote. 
“A devoção foi cada vez mais aumentando na Europa. Depois, com a vinda dos portugueses para o Brasil, também veio a devoção a São Sebastião, tendo em vista que ele é padroeiro do Rio de Janeiro”, conta o monsenhor ao fazer a ponte para breve explicação histórica da devoção ao santo em terras tupiniquins. “Agora, aqui na nossa região e em Presidente Prudente é justamente por causa dos primeiros fundadores que aqui aportaram. Eles escolheram São Sebastião porque ele é considerado o protetor dos animais, das florestas, em guerras, epidemias... tudo isso fez que, já no início, essa devoção fosse implantada em Presidente Prudente”, rememora José Antônio. 
“E por isso que a paróquia leva este nome”, completa sobre o nome da Catedral de São Sebastião, fundado em 1925, pelo monsenhor José Maria Martinez Sarrion. “A partir daí é claro que a devoção sempre foi intensa. Sempre foi feriado por ocasião da solenidade ao padroeiro. Hoje infelizmente o comércio e os sindicatos acho que deixam a desejar no sentido de valorizar uma tradição que faz parte da vida cultural e religiosa da cidade”, lamenta o monsenhor José Antônio de Lima. 




 

Publicidade

Veja também