Crise no casamento: Como enfrentar e superar?

Débora Martins

COLUNA - Débora Martins

Data 22/03/2020
Horário 08:45

O termo “como enfrentar crise no casamento” tem mais de 10 mil buscas no google todos os meses. Isso, com toda a certeza, significa que muitos relacionamentos precisam ser transformados antes que aconteça uma separação. Por isso, nesse artigo eu darei dicas práticas que farão muita diferença em seu relacionamento.

Passos fundamentais para vencer a crise no casamento

·Aceite que há uma crise

Para poder enfrentar os problemas, primeiro é preciso ter consciência de sua existência e aceitar que eles estão acontecendo. É frequente encontrar casais que preferem fingir que não há nada de errado ou dizer que o cônjuge está exagerando, fazendo “tempestade em copo d’água”, ao falar em crise. Isso acontece por temor de aceitar a realidade, porque não querem sair de sua zona de conforto ou porque simplesmente acham que o tempo irá solucionar o problema.

·Não faça queda de braço

Quando os parceiros se enxergam como “rivais” no relacionamento há uma grande chance de a crise aparecer e nunca mais terminar, levando assim, para um divórcio. Querer vencer o outro com argumentos e justificativas não é a melhor opção. Ceder é a palavra de ordem para resgatar a intimidade e admiração pelo parceiro. Amar significa ceder em muitos momentos.

“Querer vencer o outro com argumentos e justificativas não é a melhor opção”

·O poder do perdão

Todo mundo erra. Se o parceiro fez algo que você não gostou, mais do que comentar com ele (a) sobre isso, saiba perdoar. De nada vai adiantar vocês conversarem sobre o assunto se cada vez que vocês brigarem esse pequeno deslize for trazido à tona na discussão.

·Lembre o que te fez se apaixonar

Quando o casamento vai mal, chega uma hora que um não consegue mais enxergar as qualidades do outro. Muito pelo contrário, a convivência revelou tantos defeitos que você pode até se perguntar: “Como eu pude me apaixonar? ”. Mas você se apaixonou um dia, não foi? Lembre-se de todas as qualidades que encontrou e liste-as num papel. Depois, tenho certeza que descobrirá que elas podem até superar defeitos.

·Aceite as diferenças

Os primeiros anos de casamentos são, relativamente, felizes. Mas, com o tempo, as divergências em relação a fatos e conflitos começam a aparecer. O ideal é tornar estas discussões construtivas e não levar a discórdia a uma briga sem fim. Aceitar as diferenças é uma verdadeira prova de amor que fará com que vocês vivam bem.

·Compre/faça um presente simples

O objetivo essencial de presentear é o tempo que gastamos refletindo sobre a pessoa que vai ganhar o presente. Presentear significa que o outro é importante em nossa vida.

O poder da confiança

Ainda que existam mágoas, irritações e discussões irrelevantes, sempre existirá uma pequena chama de confiança que pode resgatar o relacionamento. Fazer com que essa chama continue acessa é que se torna um desafio para a maioria dos casais.

Caso exista, por exemplo, uma infidelidade por parte de alguém, este deve iniciar um processo de reconstrução da confiança de forma lenta, com pequenos passos:

  • Recordar uma tarefa diária;
  • Confiar uma atividade prática da casa para o outro;
  • Ter momentos juntos fazendo algo que seja de interesse mútuo ao casal;
  • Confiar segredos;
  • Agir de forma paciente;

O tempo sempre será um aliado nesses casos, até porque não tem como aguardar por um relacionamento recuperado de um dia para a noite. É preciso muita calma, compreensão, tranquilidade e paciência.

Um grande abraço!

 

 

 

Publicidade

Veja também