Devotos de Santo Expedito são recepcionados pela Pastoral da Acolhida

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 06/07/2021
Horário 07:00
Foto: Cedida
Vanuza da Silva Ferreira e Carlos Magno Rabelo, Casa de Fogos São João - Presidente Prudente
Vanuza da Silva Ferreira e Carlos Magno Rabelo, Casa de Fogos São João - Presidente Prudente

Em todas as missas, a Pastoral da Acolhida recebe aos que chegarem à cidade com o maior carinho. Cada pessoa que chega para a celebração da Santa Missa já percebe o carinho do acolhimento de amor e da partilha da fé, quando adentra a casa de Deus dedicada ao Santo das Causas Justas e Urgentes, Santo Expedito.

Reconhecimento

Cada membro da Pastoral da Acolhida sabe que cada um que chega vem para pedir, agradecer ou celebrar. É certo que cada devoto e romeiro quando chega a Santo Expedito já pode sentir a paz que terá na Santa Missa pelo acolhimento recebido.

Como é feito

Uma equipe qualificada trabalha com o propósito a fazer com que tudo funcione da melhor maneira possível e, neste tempo de pandemia, ninguém adentra a igreja sem a verificação da temperatura e higiene das mãos com álcool em gel e ser acompanhado até a banco, onde é indicado o local para se  sentar. Tudo isso acontece para que cada devoto sinta-se acolhido de maneira segura, confortável e, claro, com muito amor e fé.

Orientações

A orientação do reitor do santuário, padre Umberto, é que a Pastoral da Acolhida receba os devotos com o maior carinho. Ele admite que “em cada rosto tem um história escondida de dores e sofrimentos, infortúnios silenciosos que deságuam aos pés da imagem de Santo Expedito, entre gestos e preces ao Senhor da vida. Concluiu que quantas lágrimas derramadas em angústias e cansaços, quantas desventuras inesperadas foram lavadas, quantas pessoas passam por aqui e saem de alma reconfortada”.

Almoço

Após a acolhida da Pastoral, os devotos e romeiros recuperados do equilíbrio emocional, espiritual e humano, junto aos pés de Santo Expedito e repletos da misericórdia divina, tem a oportunidade de participar do almoço que é preparado e servido dominicalmente pelos voluntários. Muitos são os romeiros que chegam de muito longe, como alguns no final de semana passada que chegaram de Presidente Epitácio, Emilianópolis, Guarulhos, Regente Feijó, Londrina, Rancharia, Paraguaçu Paulista e outras localidades e encontram uma deliciosa refeição que é servida a todos a um preço bem acessível. A cada domingo, um cardápio diferente e preparado para agradar ao paladar dos romeiros. Na outra semana, foi porco no tacho e padre Umberto, que tem o prazer de receber a todos, alegou que foi um prato que agradou e muito.

Vote em Santo Expedito

O município de Santo Expedito, titularizado como Município de Interesse Turístico no segmento religioso, possui dentre seus principais atrativos turísticos, o Santuário Diocesano de Santo Expedito com 10 mil m² de construção, a Igreja Matriz de Santo Expedito com 68 anos de existência e a gruta de Santo Expedito. Durante o ano são realizados eventos religiosos como a Romaria de Cavaleiros de Santo Expedito com 23 anos de tradição, Moto Romaria, Pedal da Fé, Bênção dos Carros Antigos, Festa Maior, Festa anual do Padroeiro Santo Expedito que chega a receber mais de 60 mil turistas e romeiros, Caminhada da Fé, Pegadas do Amor e a Tradicional Festa do Milho. Além de outros eventos tradicionais da cidade.

Como votar

Para votar na cidade de Santo Expedito, basta acessar o link  www.votetop.com.br/cidade/santoexpedito. A votação vai de 1° de junho a 15 de outubro de 2021. No dia 31 de outubro, serão divulgados os três finalistas de cada categoria.

Meu grande Santo Expedito
Fiel e forte escudeiro
Eu peço tudo a Deus
Por você meu padroeiro.
(José Costa)


 

Veja também