Disfunção Erétil Psicológica: Como acontece e como tratar? 

Débora Martins

Um problema muito comum que faz muitos homens procurar ajuda é a Disfunção Erétil Psicológica, conhecida popularmente como Impotência Sexual

COLUNA - Débora Martins

Data 01/03/2020
Horário 09:58

Veja a % dos casos:
Estudos comprovam que a cerca de 95% dos homens e mulheres considera o sexo relevante para uma boa harmonia do casal, porém o interessante é que em contra partida, cerca de metade dessa população admite que sua vida sexual não é satisfatória. De fato, dificuldades sexuais são frequentes e comprometem o desempenho e a satisfação de muitos, em diferentes etapas da vida.

Entre as dificuldades sexuais masculinas, uma se destaca pela sua prevalência, especialmente entre os homens acima dos 40 anos. Trata-se da disfunção erétil psicológica, ou seja, a incapacidade de o homem obter e/ou manter ereção suficiente para terminar o ato sexual com satisfação.

Falhas eventuais, isoladas, decorrentes de cansaço, preocupação ou falta de atração pela parceria, não constituem disfunção erétil, sendo reações naturais ao estresse de um dado momento ou a um desinteresse transitório.

Quais as causas emocionais/psicológicas mais comuns da Disfunção Erétil Psicológica?

·Ansiedade de desempenho;

·Depressão;

  • Conflitos de identidade sexual, preferência e orientação sexual;
  • Mitos sexuais;
  • Drogas;
  • Falta de prazer sexual;
  • Entre outros.
  • Altos níveis de estresse;
  • Traumas pós-acidentes;
  • Medos relacionados ao fracasso sexual e possibilidade de humilhação;
  • Padrões estéticos exagerados;
  • Perda da libido;
  • Conflitos emocionais e amorosos;
  • Baixa autoestima;

 

Como ocorre uma ereção?

A ereção é uma reação involuntária em resposta à estimulação ou excitação sexual. O homem não pode ter uma ereção simplesmente porque quer tê-la. O estímulo ou excitação sexual fazem com que o cérebro, os nervos, o coração, os vasos sanguíneos e os hormônios trabalhem juntos afim de aumentar rapidamente a quantidade de sangue fluindo para dentro do pênis. O sangue fica preso dentro das duas câmaras esponjosas (corpos cavernosos) localizadas no corpo do pênis. Ao encherem-se de sangue, as câmaras expandem-se fazendo com que o pênis adquira rigidez e se alongue em tamanho e diâmetro.

Como tratar a disfunção erétil psicológica?

Com o tratamento por meio da Terapia Sexual, o homem gradativamente conseguirá identificar os seus medos, conflitos e ansiedade frente ao sexo. Aprende a lidar com sua sexualidade sem a tensão provocada pelos fatores culturais através dos quais foi educado, diminuindo as cobranças que faz em relação ao seu desempenho sexual ou de sua parceria, em relação à obtenção de uma ereção.

 

Quanto tempo dura o tratamento para a disfunção erétil psicológica?

Essa é uma pergunta muito comum quando o assunto é o tempo de tratamento. Os homens geralmente demoram muito tempo para procurar ajuda, porém quando o fazem, desejam respostas rápidas. E, eu entendo perfeitamente essa pressa e preocupação, afinal é um dos problemas que mais causam transtornos para o homem.

O tempo pode variar dependendo do caso de cada paciente, essa variação acontece principalmente se levada em consideração as causas.

Quando a disfunção erétil psicológica é causada pela ansiedade, é mais fácil e rápido o tratamento, principalmente por que eu utilizo a técnica da Hipnose Clínica. Com essa abordagem é possível resultados mais rápidos, pois estamos falando de um trabalho de nível inconsciente.

 

 

 

Publicidade

Veja também