Doações de sangue reduzem até 55,5% em Prudente

O coordenador clínico do Banco de Sangue do HR, José Antônio Nascimento Bressa, explica que as bolsas de sangue são destinadas a pacientes do próprio hospital, que é referência em atendimentos de média e alta complexidade de toda a região – o que exige grande demanda no volume de doações.

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 19/06/2015
Horário 09:18
 

Com a chegada do inverno, que ocorre neste domingo, os bancos de sangue de Presidente Prudente apontam considerável queda no volume de doações dos meses correspondentes ao período de junho a julho. Um dos principais motivos, além dos dias frios, são os recessos. O HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo ressalta a queda de doações já em maio, sendo que das quase 900 bolsas/mês registradas nos períodos considerados normais, as doações caíram para aproximadamente 400 (redução de 55,5%). Já na Santa Casa, responsável pelo fornecimento de sangue ao Hospital Estadual Doutor Odilo Antunes Siqueira e mais 45 municípios da região, a queda foi de 40% e a tendência é que o estoque diminua mais ainda até o mês de agosto. Para fomentar a doação de sangue, principalmente nesta época do ano, a Loja Maçônica Liberdade Justiça e Trabalho está promovendo a campanha "Doe Vida, Doe Sangue". A ação ocorre na Santa Casa e a expectativa será captar 300 doadores. O estoque no Banco de Leite Humano da cidade também registra déficit.

Jornal O Imparcial Banco de Leite Humano de Prudente enfrenta redução de 50% na quantidade de doações

De acordo com a agente de captação da Santa Casa, Zenaide Brito, no momento, o estoque do banco de sangue permanece estável e a preocupação maior é em relação aos próximos dias, quando o volume de doações diminui. Conforme menciona, todos os tipos sanguíneos são necessários em razão da demanda ofertada para as demais instituições de saúde atendidas pela Santa Casa. "Os interessados em fazer a doação só precisam comparecer no banco de sangue com documento oficial e passar pela triagem com uma enfermeira. É importante que as pessoas se sensibilizem e procurem doar sangue não somente nesta época do ano, mas sempre, pois é uma necessidade constante".

O coordenador clínico do Banco de Sangue do HR, José Antônio Nascimento Bressa, explica que as bolsas de sangue são destinadas a pacientes do próprio hospital, que é referência em atendimentos de média e alta complexidade de toda a região – o que exige grande demanda no volume de doações. Os principais grupos de pacientes que recebem essas doações são os acidentados, pacientes pós-cirúrgicos, com câncer, insuficiência real e as grávidas que apresentam hemorragia durante o parto. "Os meses de junho e julho normalmente são críticos para as doações, já que o frio e o período de recesso escolar afastam os doadores voluntários".

Por sua vez, o diretor de ações sociais da Loja Maçônica Liberdade Justiça e Trabalho, Antonio Carlos Galli, conta que os participantes da campanha receberão um boné personalizado por aderirem à campanha, bem como concorrerão a um televisor. "Nós sabemos que nesses meses que são considerados críticos, além da diminuição de doações, também é um período em que se registra aumento dos acidentes nas estradas. Com essa iniciativa, o estoque se mantém regular e contribui com a vida de muitas pessoas".

 

Solidariedade


O funcionário público Claudinei Aparecido Rodrigues enfatiza que a importância da doação de sangue é colaborar com a vida de outras pessoas, por meio de uma atitude que não traz nenhum malefício para o doador. Já para o também funcionário público José Rodrigues de Souza, que doa sangue há 10 anos e reside em Alfredo Marcondes, essa iniciativa pode salvar uma vida. "Nós podemos salvar a vida de muitas pessoas com um gesto simples, por isso, mais pessoas deveriam se conscientizar para não afetar o estoque de sangue".

 

Banco de Leite Humano

Não são apenas os bancos de sangue que sofrem com a chegada do frio, tendo em vista que o Banco de Leite Humano de Prudente também registra queda neste período. Segundo a coordenadora Marilza Domingos Lourenção, o banco de leite está atendendo 50% das necessidades dos bebês prematuros, o que é muito baixo, visto que o ideal seria atender no mínimo 80%. Para colaborar com os estoques do Banco de Leite Humano, as mães devem estar na fase de amamentação e em boas condições de saúde. "Ao doar, a mulher não deixa de amamentar o filho, apenas doa o leite que está causando um desconforto na mama. Além disso, descarta a possibilidade de que o leite empedre na mama, por isso, é importante ordenhar para doar".

 

SAIBA MAIS

COMO DOAR

Para aderir à campanha "Doe Vida, Doe Sangue", que ocorre até amanhã, basta comparecer ao Banco de Sangue da Santa Casa, localizado na Rua Wenceslau Braz, 5, das 8h às 17h – no sábado, das 8h às 12h. Já no HR, as doações ocorrem das 7h às 17h, de domingo a domingo. Para doar, basta ter acima de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam do acompanhamento dos pais,  bem como maiores devem levar documento de identidade com foto. Para mais informações, o telefone é 3229-1570. O Banco de Sangue está localizado na Rua José Bongiovani, 1297 – Cidade Universitária. No Banco de Leite Humano, as doações ocorrem na Avenida Washington Luiz, 112. Para mais informações, o telefone é 3226-3430.
Publicidade

Veja também