Em construção, Centro de Hemodiálise de Epitácio terá 20 cadeiras

Local poderá atender pacientes renais do município e de cidades do extremo oeste; todas as máquinas já foram instaladas e calibradas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/01/2021
Horário 16:09
Foto: Prefeitura de Epitácio
Máquinas adquiridas recebem limpeza a cada 72 horas
Máquinas adquiridas recebem limpeza a cada 72 horas

Iniciada em março de 2019, a obra para construção do Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio se torna realidade dia após dia. Tal conquista é algo histórico para o município, tendo em vista que, desde 2012, há tratativas para a instalação de uma unidade no município. O local será composto por 20 cadeiras e poderá atender, além dos pacientes renais de Epitácio, aqueles que residem em municípios do extremo oeste.

A Prefeitura informa que está em andamento a aquisição de bancadas de reuso de capilares, equipamentos destinados para a limpeza e desinfecção química dos capilares. O capilar é um tubo com dois compartimentos e com um feixe de fibras de celulose por onde circula o sangue.

Segundo Miqueias Alves, administrador da Santa Casa do município, todas as máquinas já foram instaladas e calibradas, além de serem limpas a cada 72 horas. De acordo com o administrador, no momento, são instalados os aparelhos de ar-condicionado e é feita a revisão no piso multilayer de epóxi, sendo este piso recomendado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para áreas hospitalares por dispor de excelente resistência e durabilidade. 

“A nossa meta é entregar o Centro de Hemodiálise o mais breve possível para que possamos amenizar o sofrimento dos pacientes renais da nossa cidade e também de outros municípios, que se submetem a longas horas de viagem para diversas cidades a fim de realizar o tratamento”, relata a prefeita Cássia Furlan (PSDB).

A construção é viabilizada com recursos da compensação ambiental por meio de termo de ajustamento de conduta junto à Cesp (Companhia Energética do Estado de São Paulo) e Ministérios Públicos Federal e Estadual.

Publicidade

Veja também