Em PP, fé e devoção marcam ritual da figueira

No entorno da árvore, localizada no Residencial Jardim São Paulo, féis fazem orações, pedidos, agradecimentos e preces

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 26/03/2016
Horário 09:46

 


No livro de Mateus, capitulo 17, versículo 20, Jesus ressalta que a fé, ainda que minúscula, é capaz de transportar montanhas de um lado para o outro. Na passagem bíblica, Cristo utiliza as medidas de um grão de mostarda, um dos menores existentes, para exemplificar a potencialidade da crença. Em Presidente Prudente, a dimensão da fé de cerca de 20 pessoas é um pouco maior. Do tamanho de um prego. Entretanto, seu poder é capaz de curar bronquites, asmas, rinites e uma gama de doenças ou moléstias que afetam o ser humano.

Jornal O Imparcial Às 12h da Sexta-Feira Santa, 3 pregos são cravados em forma de cruz no tronco da árvore

Tudo ocorre sob a copa de uma frondosa figueira, situada no Residencial Jardim São Paulo. No local, exatamente às 12h da Sexta-Feira da Paixão, horário em que Jesus teria sido crucificado, sete pregos são cravados em forma de cruz no tronco da árvore. Em seu entorno, fiéis fazem orações, pedidos, agradecimentos, súplicas e preces, sob a orientação de Jorge Leandro Pieretti, responsável por manter viva a tradição iniciada por seu pai há cerca de 50 anos.

"Tudo começou quando meu pai, Orlando Pieretti, cravou no tronco da figueira o pedido para que eu fosse curado de problemas respiratórios. Dali em diante, a prática se disseminou e atrai um público fiel a cada ano. Com a morte de meu pai, há cinco anos, tomei a frente da simpatia para honrar a fé de meu pai", comenta Jorge Leandro.

Composto, sobretudo por católicos praticantes, o grupo é alertado por Jorge Leandro Pieretti de que de nada vale a prática, se não for respaldada pela fé. "A gente faz de tudo para que a tradição não se perca. Sabemos que muitas graças e bênçãos foram alcançadas através da simpatia. Mas quero deixar claro que eu não faço nada, o que opera o milagre é a fé das pessoas", reforça.

A tradição orienta que, para que o milagre ou a graça sejam alcançados, os fiéis devem comparecer ao pé da figueira por três anos seguidos. No entanto, há quem alcance o objetivo já no primeiro ano. É o caso da manicure Rubian Carla Bento Gomes, 27 anos, de Prudente. Com o filho de 8 anos diagnosticado com bronquite, a fiel disse que pregou o primeiro prego há cinco anos e, desde então, os problemas do pequeno desapareceram. "Meu filho já foi curado há cinco anos. Mas venho todos os anos para reforçar minha fé e agradecer", relata a manicure.

 

Bronquite


A bronquite também foi a razão dos pregos do casal de artesãos Camila Ribeiro, 24 anos, e André Castro, 31. Com apenas 2 anos e 9 meses de vida, a pequena Mariah já tem um milagre de vida para contar quando for maior, segundo os pais. "Nossa filha teve bronquite e já foi curada graças a Deus e ao ritual dos pregos na figueira. Agora viemos para retificar nossa fé", confirma os moradores do Jardim Eldorado.
Publicidade

Veja também