Energisa Sul-Sudeste distribui energia para 82 municípios, cerca de 3 milhões de pessoas

ENTREVISTA COM JOSÉ ADRIANO MENDES SILVA, DIRETOR PRESIDENTE DA COMPANHIA DESDE JANEIRO DE 2023

Empresas & Negócios - DA REDAÇÃO

Data 03/09/2023
Horário 04:15
Foto: Sinomar Calmona
SEDE DA ENERGISA SUL-SUDESTE, EM PRESIDENTE PRUDENTE, INAUGURADA HÁ POUCO MAIS DE UM ANO
SEDE DA ENERGISA SUL-SUDESTE, EM PRESIDENTE PRUDENTE, INAUGURADA HÁ POUCO MAIS DE UM ANO

Em pleno século 21, consegue imaginar a sua vida sem energia elétrica? E, é justamente para oferecer esse serviço, que a Energisa Sul-Sudeste é referência no setor, sendo sinônimo de desenvolvimento, expansão, geração de empregos e inovação, unindo profissionais de diversas áreas, idades e naturalidade no objetivo comum de distribuir energia para Presidente Prudente e mais 81 cidades no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR).

Com o prédio da nova sede inaugurado há pouco mais de um ano às margens da Rodovia Assis Chateaubriand, só na região Energisa Sul-Sudeste atende mais de 270 mil clientes, espalhados em 24 municípios, que diariamente desfrutam do conforto, segurança e qualidade de vida que a energia elétrica proporciona.

Para corresponder à demanda energética de toda essa população, são mais de 1,2 mil colaboradores entre próprios e terceiros, incluindo eletricistas leituristas, técnicos, operadores, engenheiros e profissionais de outras áreas do conhecimento, como estagiários de cursos técnicos e superior que têm na empresa a expectativa de fazer carreira em um dos maiores e mais consolidados grupos do setor elétrico no país.

No comando dessa empresa, José Adriano Mendes Silvarecebeu a nossa equipe e fez questão de compartilhar os investimentos, desafios e projeção da Energisa Sul-Sudeste para oferecer energia a fim de contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Prudente e região.

Graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Qualidade de Energia em Sistemas Elétricos, Adriano possui uma trajetória de 39 anos no Grupo Rede e Grupo Energisa, com carreira desenvolvida nas áreas de engenharia e operações. Atuou como diretor técnico e comercial na Energisa Mato Grosso, Minas Gerais e Sul-Sudeste, tendo assumido a presidência da Energisa Acre em 2018.

Para começar, quem é José Adriano, diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste?
Pai de três filhos, avô de duas netas, estou muito feliz de voltar à Energisa Sul-Sudeste, já estive aqui no período de 2015 até 2018. Estamos iniciando novamente esse trabalho, nessa cidade tão boa. Sou engenheiro eletricista de formação, fui diretor das Centrais Elétricas Matogrossenses quando a Energisa assumiu o Grupo Rede. Fui diretor técnico e comercial na Energisa Minas Gerais. Passei por aqui no período comentado, depois fui para o Acre, após a Energisa ter adquirido a empresa Acre-Rondônia. Então, fiquei no Acre de 2019 até o ano passado. E agora, desde março estou de volta a Presidente Prudente, assumindo a presidência da Energisa Sul-Sudeste.

O que é hoje a Energisa Sul-Sudeste?
A Energisa Sul-Sudeste é a fusão de cinco empresas: Caiuá Distribuição de Energia Elétrica S/A, na região de Presidente Prudente; a Companhia Nacional de Energia Elétrica, na região de Catanduva; a Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema S/A, na região de Assis; a Empresa Elétrica Bragantina S/A, em Bragança Paulista e região sul de Minas Gerais; e a Companhia Força e Luz do Oeste, em Guarapuava (PR). Sendo assim, desde 2017 a Energisa Sul-Sudeste distribui energia para 82 municípios e hoje atende aproximadamente 870 mil clientes, cerca de 3 milhões de pessoas.

 

“SOMOS UMA MARCA EMPREGADORA
GERANDO OPORTUNIDADE DE TRABALHO
PARA CERCA DE 1,2 MIL PESSOAS, SENDO MAIS
DE 600 SÓ NA REGIÃO DE PRUDENTE”

 

Onde é a sede da Energisa Sul-Sudeste?
A sede administrativa da Energisa Sul-Sudeste fica em Presidente Prudente. Dentro de toda essa estrutura está o COI (Centro de Operação Integrado), de onde é monitorado em tempo real todo o sistema de distribuição da concessionária, nas 82 cidades, 24 horas por dia, sete dias por semana. Estamos em uma região importante e a nossa sede está estrategicamente instalada aqui pela localização, estrutura e por Prudente ser uma cidade diferenciada, com um índice de qualidade de vida excelente. Vale lembrar que além de Presidente Prudente, atendemos só na região mais de 270 mil clientes de 24 municípios, podendo citar Adamantina, Osvaldo Cruz, Álvares Machado, Presidente Bernardes, Venceslau e Epitácio, entre outras cidades.

 

A Energisa assumiu a concessão em 2014. Em uma análise sintetizada, ao longo desses anos o que a empresa trouxe e/ou fez de importante e impacto para a cidade de Presidente Prudente e região?
Foram muitas obras. Eu estive aqui no período de 2015 a 2018 e presenciei essa evolução. Construímos redes de distribuição em alta tensão, construímos e automatizamos subestações, substituímos as redes antigas com cabos de alumínio por redes mais modernas. Instalamos equipamentos que são manobrados via satélite. Nossa frota de veículos que prestam serviços nas ruas foi renovada e digitalizamos o atendimento ao cliente, dando a todos a oportunidade de acessar os nossos serviços de maneira prática e tecnológica, pelo celular, tablet ou computador, sem sair de casa. Mas, gostaria de destacar duas importantes obras elétricas nesses últimos anos: construímos a subestação de energia SE Presidente Prudente 2, localizada no bairro Jardim Humberto Salvador, potencializando a distribuição de energia para a crescente zona norte. O interessante é que eu estive lá nesse espaço quando começamos essa obra, um local até então pouco habitado, e hoje é uma das regiões mais populosas da cidade. Isso mostra que a energia elétrica é um insumo fundamental para o desenvolvimento das cidades. Inauguramos a SE em Álvares Machado que aumentou em 30% a capacidade de fornecimento de energia elétrica no município. E nesse pacote de importantes obras ainda duplicamos a Subestação Presidente Prudente 1, que está instalada ao lado da nossa sede e atende a região do aeroporto, Jardim Bongiovani e adjacências, área central, além de municípios como Regente Feijó, Alfredo Marcondes e Santo Expedito.

 

Nossa região é um polo tecnológico, com startaps, instituições de ensino que são o berço de grandes projetos em áreas como saúde, educação, lazer, serviços.... Como a Energisa tem se programado para acompanhar esse desenvolvimento que reflete diretamente no crescimento populacional e demanda de energia elétrica?
Fazemos um planejamento decenal, que é refinado periodicamente, para direcionar os investimentos para um ciclo de três anos. Para isso temos uma equipe de profissionais que estuda o crescimento e expansão do mercado, levantando as necessidades de consumo para elaborarmos projetos e obras que antecipem essa expansão. Sabemos que em Prudente, por exemplo, nos próximos três anos precisaremos fazer uma ampliação na subestação P3, que fica na Avenida Salim Farah Maluf. Ela atende uma importante área comercial, que se estende pelo Parque do Povo. Entretanto, naquela região também serão lançados vários condomínios residenciais e estamos nos preparando antecipadamente para atender essa demanda. A região sul da cidade, abastecida pela Subestação P1, está recebendo novos empreendimentos e estamos de olho nessa expansão, assim como também faremos nos distritos abastecidos pela SE Eneida. E nossos olhos também estão voltados para melhor atender a região, podendo destacar obras em Adamantina, Osvaldo Cruz e Presidente Venceslau. Afinal, a energia elétrica é o vetor fundamental da economia, do desenvolvimento e do crescimento, e até mesmo do bem-estar e segurança das pessoas. Não dá para imaginar a nossa vida sem energia.

 

“A REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE
ENERGIA É DOTADA DE UM
SISTEMA DE PROTEÇÃO ACIONADO
IMEDIATAMENTE QUANDO
UMA SITUAÇÃO OFERECE RISCO”

 

É certo que todos esses investimentos são importantes e necessários. Mas não se pode negar que quando falta energia, por exemplo, a tendência é de que esse episódio obscureça todo o trabalho e investimento feito até então, concorda?
Com certeza. Algo importante a ressaltar é que o nosso sistema de distribuição é 100% aéreo. Recebemos a energia das transmissoras sendo que aqui em Presidente Prudente são cinco pontos abastecidos pela CTEEP (Companhia Transmissora de Energia Elétrica). Transformamos essa energia para um nível de tensão de potencial menor, e distribuímos nas cidades. Tudo vem por redes aéreas que estão sujeitas às intempéries. Principalmente nos períodos de chuvas, vendavais, podem ocorrer quedas de árvores, lançamentos de galhos e objetos que interferem a distribuição da energia. Todavia, para evitar transtornos e minimizar esses impactos externos, a rede de distribuição de energia é dotada de um sistema de proteção, que é controlado pelo Centro de Operação Integrado. Esse sistema é acionado imediatamente quando uma situação oferece algum risco à distribuição de energia. Para esse ano de 2023, como os climatologistas já alertaram, o fenômeno El Niño poderá provocar eventos climáticos similares ou até mais intensos do que os registrados nos anos de 2015 e 2021. Ciente desse fenômeno natural e do impacto que pode ocasionar na distribuição de energia, antecipamos o nosso plano de contingência, com uma série de procedimentos operacionais que visam garantir a continuidade do fornecimento de energia e minimizar os impactos ao sistema elétrico e aos clientes durante situações de crise ou fenômenos associados a chuvas e tempestades. A preparação é um trabalho preventivo, que realizamos durante todo o ano, mas intensificamos agora, considerando os estudos climatológicos e o que vivenciamos em eventos climáticos passados. De forma prática, além de monitorar o clima, estamos reforçando os treinamentos com o nosso time de eletricistas, técnicos e engenheiros, monitores e operadores, deixando todos prontos para atuar de forma integrada em qualquer situação. E, acho válido ressaltar que estamos nas ruas 24 horas por dia, sete dias por semana, trabalhando nos bastidores e, em algumas situações, sem que a população perceba, podando árvores, trocando cabos, equipamentos, postes, fazendo inspeções, identificando e interrompendo ligações clandestinas, que também são um risco para a segurança da comunidade. Falando em poda, acrescento aqui dois importantes projetos que desenvolvemos para aproveitamento sustentável dos resíduos de poda. Um é com a Etec (antigo Colégio Agrícola) de Prudente, onde entregamos diariamente cerca de 12 metros cúbicos de resíduo que são usados para adubo orgânico nas hortas. E o outro projeto foi desenvolvido em Adamantina, em parceria com a Prefeitura e o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), reaproveita os resíduos de poda e restos de alimentos da merenda escolar para transformar em adubo que é entregue para agricultores familiares. Enfim... para mensurar como estamos avançando nesse compromisso, temos indicadores de qualidade do fornecimento de energia que são monitorados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A Energisa Sul-Sudeste é referência nesses indicadores em todo o país, tanto é que em julho a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica) divulgou o Prêmio Abradee 2023, e a Energisa Sul-Sudeste foi eleita a melhor distribuidora de energia na categoria Avaliação do Cliente. A empresa ainda se destacou entre as três melhores distribuidoras com mais de 500 mil clientes na categoria Região Sudeste. Isso é motivo de orgulho e também aumenta a nossa responsabilidade em manter os esforços para que o cliente fique cada vez mais satisfeito com o trabalho do nosso time.

 

“QUEREMOS PARTICIPAR DO
DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO
EM TODAS AS ÁREAS, ECONÔMICO
SOCIAL, CULTURAL E ESPORTIVO”

 

E para finalizar, o que a Energisa espera para a nossa região nos próximos anos?
Estamos em uma região que é um centro tecnológico, referência comercial e nas áreas da saúde e educação. Por isso queremos participar do desenvolvimento da região em todas as áreas: econômico, social, cultural, esportivo. Para isso, nosso compromisso vai muito além de oferecer energia. Somos uma marca empregadora, com colaboradores próprios e terceiros, aprendizes e estagiários, inclusive alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) que participam de um projeto-piloto que visa transformá-los em operadores do COI. E digo mais, acredito que geramos muitos empregos indiretos porque através de nossos colaboradores e suas famílias, movimentamos o comércio, hotéis, restaurantes, escolas e serviços da cidade e região. Isso explica porque ocupamos o 5º lugar no ranking das melhores empresas para se trabalhar no interior de São Paulo, conforme a pesquisa GPTW 2022. Estamos presentes no dia a dia da comunidade de outras formas, estimulando o uso racional da energia elétrica, a preservação dos recursos naturais e cuidado com o meio ambiente. Em 2022 promovemos palestras em escolas de 20 municípios da região, alcançando mais de 4,3 mil crianças. Simultaneamente, estamos com mais de 35,6 mil famílias de baixa renda beneficiadas pela tarifa social, recebendo desconto mensal de até 65% na conta de energia graças ao programa TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), do governo federal. Ainda falando em baixa renda, pelo Projeto Nossa Energia, em 2022, substituímos 1.100 padrões de entrada de energia obsoletos e trocamos 3.684 lâmpadas ineficientes por novas de tecnologia LED. No último ano também entregamos projetos de eficiência energética na iluminação pública dos municípios de Presidente Epitácio, Álvares Machado e Adamantina e, neste segundo semestre de 2023 vamos concluir mais dois importantes projetos na região: em Martinópolis faremos a modernização do sistema de iluminação da UBS (Unidade Básica de Saúde). E em Venceslau, a modernização do sistema de iluminação do Centro Esportivo. Falando em esportes, a Energisa é parceira do Grêmio Prudente em um projeto social que proporciona aulas gratuitas de futsal para crianças da comunidade, sendo essa ação patrocinada via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Quanto às atividades culturais, ainda neste ano promovemos teatro e cinema itinerante em cidades como Regente Feijó, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio e Presidente Prudente. Ou seja, a Energisa faz parte da vida dos prudentinos e dos moradores da região de diversas maneiras e buscamos estar cada vez mais perto, acessíveis e disponíveis para aqueles que são tudo pra gente: nossos clientes.

 

Foto: Sinomar Calmona

O NOVO DIRETOR-PRESIDENTE DA ENERGISA SUL-SUDESTE, JOSÉ ADRIANO MENDES SILVA É ENGENHEIRO ELÉTRICO E MESTRE EM QUALIDADE DE ENERGIA E SISTEMAS ELÉTRICOS

 

 

 

 

Publicidade

Veja também