Entidade mapeia sinal digital da região de PP

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 23/01/2018
Horário 13:03

Foi realizada ontem a assinatura coletiva do termo de cooperação firmado entre a Seja Digital, entidade sem fins lucrativos, responsável pela implantação do sinal digital no Brasil, com a Prefeitura de Presidente Prudente e mais 23 municipios da região. A reunião ocorreu na Casa do Advogado, às 14h30, com o objetivo de informar os representantes da população sobre o encerramento do sinal analógico no dia 28 de março de 2018.

Segundo o presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto, o objetivo da parceria é estabelecer uma comunicação com todas as prefeituras da região, para trazer um serviço de qualidade. “É importante porque vamos realizar a renovação de uma tecnologia que já existe no país há 70 anos. A intenção é fazer com que a região acompanhe um padrão que já é universal, utilizado em vários países”.

O convidado explicou que o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), a pedido da Seja Digital, está presente na região para realizar um levantamento de quantas famílias já possuem o sinal digital e quantas ainda irão receber. O resultado deve ser apresentado até o final do mês. Mas, de acordo com ele, cerca de 80% da população já possui o sinal. Entre os benefícios da digitalização, Antônio afirma que a desocupação das faixas de espectos permitirá uma maior banda larga de móveis para os moradores.

Representando seus municípios, os prefeitos terão o papel de agente multiplicador do processo de migração da televisão digital. São os responsáveis por ajudar famílias de baixa renda, atendidas por programas sociais do governo federal, a conseguir os kits de conversão.

Segundo Dario Marques Pinheiro (PSDB), prefeito de Caiabu, cerca de 70% da população será beneficiada com a chegada do sinal digital, já que é um município ainda muito carente. “Acredito que a digitalização vai melhorar a qualidade de vida de todos os moradores, além de equalizar a população”. Entre os benefícios para a cidade, ele comenta que a principal é a informatização para as famílias mais desfavorecidas.

Já no município de Santo Expedito, cerca de 400 famílias não conseguiram receber os kits por meio do sistema de cadastramento único e, agora, terão a oportunidade por meio da Seja Digital, explica Ivandeci José Cabral (MDB), prefeito da cidade. “Além de ganhar a garantia de uma imagem de qualidade, é importante ressaltar o acesso das famílias carentes ao mesmo sinal de qualidade que muitos recebem”.

Publicidade

Veja também