Guilherme Piai assume nesta quarta-feira o comando da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Ex-diretor executivo da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e ex-secretário executivo da pasta, ele assume a vaga de Antonio Julio Junqueira, que deixou o cargo por razões de ordem familiar.
A nomeação de Piai para ser o gestor da pasta de Agricultura repercutiu na região. A O Imparcial, o presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), Ed Thomas (sem partido), relatou que a escolha do prudentino “consolida o compromisso do governador Tarcísio de Freitas [Republicanos] com a regularização fundiária”.
“Ter o Piai como secretário de Agricultura é o acreditar na prosperidade. É um momento de todos nós nos juntarmos, independente de placas partidárias, para ajudá-lo a trazer recursos, mais crédito e fortalecimento não só do agro, mas da agricultura familiar”, pontuou Ed Thomas desejando sucesso ao novo cabeça da pasta de Agricultura do Estado.
O presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente, Carlos Roberto Biancardi, ressaltou à reportagem que Piai “mereceu a nomeação” e que a indicação do prudentino ao cargo coloca “o oeste paulista no primeiro escalão do governo estadual”.
Segundo Biancardi, a atuação de Guilherme Piai na campanha de Tarcísio de Freitas ao governo de São Paulo mostrou a “habilidade e liderança política de Piai, especialmente no meio do agronegócio”. Ele acredita que a presença do prudentino à frente da pasta de Agricultura irá direcionar projetos e programas importantes para o desenvolvimento regional.
O diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Itamar Alves de Oliveira Jr., por sua vez, disse que a nomeação de Piai para a pasta “só prova que ele fez um bom trabalho à frente do Itesp”. “Ele tem conhecimento do agronegócio, é filho de produtor rural e estudou numa empresa ligada ao agronegócio, que é a Fundação [Shunji] Nishimura [de Tecnologia]. Ele é uma pessoa que teve protagonismo na nossa região e a gente espera que ele tenha o mesmo protagonismo no governo do Estado administrando a Secretaria de Agricultura”, relatou Itamar Alves.
Para o presidente do Cirsop (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista), Roger Fernandes Gasques (PP), prefeito de Álvares Machado, a indicação de Piai para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo é “um grande ganho para a região”. “Ele teve uma ascensão muito rápida. Com certeza, a região tem muito a ganhar com isso, é uma grande representatividade que nossa região tem no governo do Estado. Tenho certeza que com a competência e o dinamismo dele, ele vai desenvolver um bom trabalho na Secretaria de Agricultura não só para nossa região, mas para todo o Estado”.
Nascido em Presidente Prudente, Piai tem 33 anos e é formado em administração de empresas, com pós-graduação em gestão pública. No Itesp, ele coordenou a maior regularização fundiária no campo e entregou títulos de propriedade a 528 assentados do Pontal do Paranapanema e 37 escrituras para médios e grandes proprietários rurais da região.
No mês passado, Piai assumiu a secretaria executiva da pasta para reforçar outras frentes de importância para o agro paulista, como expansão dos programas de extensão rural e capacitação técnica no campo e ampliação do portfólio de pesquisa e desenvolvimento dos institutos agronômicos estaduais.
Com a troca no comando da Secretaria de Agricultura e Abastecimento a pedido de Antonio Junqueira, Piai deve anunciar nos próximos dias um novo nome para a secretaria executiva.
Leia mais:
Piai deixa Itesp e é alçado a número 2 da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Agroturismo será a alavanca para a retomada econômica do oeste paulista, destaca Guilherme Piai