ESF do Parque dos Pinheiros de Álvares Machado tem serviço de teleatendimento

Segundo a Prefeitura, o novo serviço vai ampliar acesso da população à atenção primária de saúde

REGIÃO - Cassia Motta

Data 03/07/2025
Horário 07:20
Foto: Cedida
Equipe de saúde da ESF Parque dos Pinheiros de Álvares Machado
Equipe de saúde da ESF Parque dos Pinheiros de Álvares Machado

A unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família) do Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado, iniciou nesta semana - em fase de experiência - os atendimentos médicos por videochamada, um novo serviço que ampliará o acesso da população à atenção primária de saúde.

Atualmente, a unidade conta com dois médicos que realizam atendimentos presenciais, e agora passa também a oferecer consultas médicas por meio da plataforma digital iConf, facilitando o cuidado a quem possui dificuldades de locomoção ou limitações de tempo.

Os teleatendimentos serão realizados12 horas por semana, sempre às segundas e terças-feiras, durante o horário comercial. Os pacientes poderão ser atendidos diretamente na unidade ou de suas casas, com todos os registros das consultas inseridos no sistema oficial e-SUS PEC, garantindo a continuidade e segurança do cuidado.

A equipe da unidade é responsável por organizar os agendamentos, prestar o acolhimento necessário e garantir suporte durante as consultas remotas, que contarão com médicos de São Paulo.

Programa de Pesquisa

Essa nova etapa é fruto da participação da ESF do Parque dos Pinheiros na Fase 2 do Projeto TeleAPS, uma iniciativa do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI) da Secretaria de Estado da Saúde. O projeto tem como objetivo fortalecer a Estratégia Saúde da Família e modernizar os serviços públicos de saúde por meio da tecnologia.

Além das consultas virtuais, os profissionais da unidade também participarão de capacitações mensais e anuais, com temas como territorialização, prevenção de doenças e o uso de tecnologias digitais na saúde.

A ESF do Parque dos Pinheiros é a única unidade do município selecionada para esta fase do projeto. Modelos semelhantes já foram implantados com sucesso em outras cidades paulistas, promovendo maior resolutividade dos casos, melhor aproveitamento dos recursos e mais acesso para pacientes com dificuldades de deslocamento.

Publicidade

Veja também