Estado libera assinatura de convênio com HRCPP

Parceria permite a transferência de pacientes oncológicos e afins do HR ao hospital referência

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 11/07/2020
Horário 08:12
Daniel Teixeira/HRCPP - Hospital do Câncer já está preparado para receber pacientes Foto: Daniel Teixeira/HRCPP - Hospital do Câncer já está preparado para receber pacientes

O governo do Estado de São Paulo liberou, na noite de quinta-feira, a assinatura do convênio com o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) que transfere os pacientes oncológicos e afins do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo ao hospital referência no tratamento. A informação foi divulgada ontem pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB).
De acordo com o parlamentar, a mudança possibilitará a abertura de vagas para atendimento direcionado especificamente à Covid-19 no HR, não apenas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas também em enfermaria. O primeiro contrato tem valor de investimento avaliado em R$ 2.070.000 mensal, e é válido por 90 dias. 
“É a primeira vez que estamos recebendo um dinheiro importante para o funcionamento do hospital, que vai colocar o HRCPP em plena atividade”, salienta Bragato. “Isso enseja aquilo que é de grande anseio da região, que é a estadualização do Hospital do Câncer”. Não há uma data estimada para a transferência, e ainda falta a assinatura.

HRCPP já está preparado

A possibilidade do acordo entre o governo estadual e o HRCPP foi noticiada há pouco mais de três meses pela Prefeitura de Presidente Prudente. Na época, ficou entendido que os pacientes oncológicos e de outras patologias seriam transferidos do HR para o HRCPP, tornando o primeiro como referência para o tratamento de pacientes com Covid.
De acordo com o presidente do Hospital do Câncer, Francelino Magalhães, todas as adequações solicitadas pelo Estado já foram feitas, como a aquisição de televisores, frigobares e outros equipamentos para equipar os 80 leitos previstos no convênio. “Entraremos na fase mais esperada da plena atividade do hospital”, considera o presidente, que aguarda a verba para iniciar a contratação dos funcionários que deverão atuar na instituição. 
Desde o começo de julho, o hospital referência já realiza todas as cirurgias e internações oncológicas da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. Vale lembrar que essa parceria não tem ligação com o convênio estadual. 
A reportagem pediu um posicionamento do Hospital Regional sobre a autorização da assinatura. Porém, foi informada que a demanda seria respondida pela Secretaria de Estado da Saúde.

Em nota, a pasta informou que está em fase de formalização convênio com o  Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, para que a entidade auxilie no atendimento de casos não-Covid-19.

SAIBA MAIS

Novas especialidades para o tratamento de câncer no HRCPP

SUS credencia serviço de ressonância do Hospital do Câncer

Hospital do Câncer inicia exames de tomografia

Hospital do Câncer recebe R$ 1,5 milhão em equipamentos

Veja também