Eu e Rembrandt

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 26/06/2022
Horário 06:07

O Tiago Marcondes entrou no meu escritório e sentou, não falou nada. Eu estava possuído pelo trabalho e estava totalmente assim: "Oh Paulo quando vai chegar a Caninha Oncinha? E as carretas ainda não chegaram? Cadê o Zé Roberto? Quanto que vendemos? Estava completamente focado e agitado, afinal a busca pelo dinheiro comandava meu coração. 
De repente sem mais nem menos, olho para o Tiago e falo: "Alemão, me fale sobre Rembrandt". O Tiago não entendeu nada e surpreso me respondeu: "Oh Magrão, mas que pergunta é essa? Você está no mundo dos negócios, administrando uma revenda de bebidas e de repente você me pergunta sobre Rembrandt. De Caninha Oncinha a Rembrandt é um abismo estelar. Que virada de jogo é essa? Eu também não entendi nada. 
No dia seguinte, o Alemão entrou na minha sala e me deu um livro sobre a história das artes, dizendo: Leia. Esse é meu amigo poeta, que naquele momento me fez sair do combate em busca do "vil metal". Parei com tudo e passei a curtir a beleza dos quadros desse gênio chamado Rembrandt. Esse quadro da foto é Simão, que acolhe o menino Jesus no Templo com Ana, Maria e José. Saí do pragmatismo do capitalismo e fiquei olhando todo esse mistério, esse milagre chamado talento. Disse: Alemão, por que não nasci com o talento de Rembrandt? Vejam vocês.

Veja também