Evento conecta estudantes e recém-formados com mercado de trabalho em Prudente

Conexão Carreiras, promovido na terça-feira pela Unoeste, permitiu que novos profissionais estabelecessem networking com 16 empresas participantes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/11/2023
Horário 14:35
Foto: Unoeste
Evento foi realizado na noite de terça-feira, no Salão do Limoeiro, no Campus 2
Evento foi realizado na noite de terça-feira, no Salão do Limoeiro, no Campus 2

Com palestras no formato ted talk (curta duração) e com a presença de 16 empresas que, no dia a dia, ajudam a fomentar a economia da região de Presidente Prudente, a primeira edição do Conexão Carreiras, que foi realizada na noite dessa terça-feira, no Salão do Limoeiro, no Campus 2 de Presidente Prudente da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), colocou “frente a frente” profissionais já bem posicionados no mercado e estudantes dos ensinos superior e técnico, além de recém-formados que sonham com o sucesso profissional em suas áreas de formação.

Numa proposta que vai de encontro com as necessidades do mercado, o evento permitiu a esse público-alvo estabelecer o famoso “networking” nesse contato direto com as empresas participantes, que também compartilham suas experiências. 

Cerca de 800 pessoas das comunidades externa e acadêmica geraram a rotatividade dentro do salão que era aguardada pelos organizadores. Ou seja, as visitas aos estandes das empresas aconteciam de forma simultânea à realização das palestras no palco – isso de acordo com o interesse de cada inscrito no evento.

Com organização liderada pelos professores Érika Kato Cruz e Valdecir Cahoni Rodrigues, o Conexão Carreiras foi realizado pela BSU (Business School Unoeste) e teve o envolvimento das empresas parceiras e o apoio da empresa Facic Júnior da BSU. Representando a reitora da Unoeste, Ana Cristina de Oliveira Lima, o pró-reitor acadêmico, José Eduardo Creste, participou da abertura dando as boas-vindas a todos os participantes, pediu para que aproveitassem ao máximo o evento e desejou sucesso na carreira profissional de cada um ali presente.

A diretora das Faculdades de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e coordenadora de integração da BSU, professora Nancy Okada, externou seu sentimento em relação ao primeiro Conexão Carreiras. Comentou que, apesar de ser considerado embrionário, sua primeira edição já mostrou que tem tudo para crescer ainda mais nas próximas edições. “Superou nossas expectativas, tanto em público quanto na participação das empresas. Recebi a informação de que várias outras empresas ficaram sabendo, mas infelizmente nós já tínhamos fechado os contratos. Vendo já esse interesse, eu acredito que o próximo Conexão Carreiras será um sucesso e muito melhor”, disse, otimista.

Ela também revelou a empolgação das empresas que participaram dessa edição para as próximas que virão. “Por exemplo, nós tivemos uma empresa de RH [Recursos Humanos] que diz ter muitas parceiras e que poderá trazê-las para o evento do ano que vem, que tende a crescer. Então é isso, nós vamos melhorar ainda mais em alguns aspectos para que realmente possamos nos aperfeiçoar cada vez mais e talvez, quem sabe, fazer com que o Conexão Carreiras também se torne um evento institucional. Estamos torcendo muito para isso”, emendou.

Além de ex-alunos e estudantes da Business School, quem também prestigiou o Conexão Carreiras foram estudantes do ensino técnico. Matriculadas no curso Técnico em Administração, as estudantes Ágatha Ferreira Morais e Dhieine Maria Fernanda de Oliveira aproveitaram ao máximo o evento. “Estou achando maravilhoso para a gente entender como funcionam as empresas, por isso estou ligada nas palestras para ampliar meus conhecimentos”, falou Ágatha. “Muito legal essa oportunidade que deram para a gente de poder vir aqui, conhecer e conversar com as empresas. As palestras amplificam nossa visão sobre. Estou gostando bastante”, emendou Dhieine.

Entre uma palestra e outra, os inscritos também participavam de sorteios. Ao longo da noite, cinco Alexas (alto-falantes sem fio com comando de voz) foram sorteadas, além de prêmios instantâneos que eram concedidos pelas empresas. O artista plástico e coordenador do Programa Unoeste + Cultura, professor Josué Pantaleão, também sorteou duas obras que ele pintou em tempo real no evento – uma para o público presente e a outra entre as empresas participantes.

Empresas parceiras

Ao todo, 16 empresas da região expuseram suas marcas e demonstraram a importância de seus segmentos durante o Conexão Carreiras. Marcaram presença a Acipp (Associação Comercial de Presidente Prudente), Dellicampos, EsquadriHome, HS Consórcios/Lema Gestão de Negócios, Império Hamburgueria, Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente), Jus Alternativa, Oeste Saúde, Poupacred, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sicoob Credivale, Sicredi, Soesp (Sementes Oeste Paulista), Stetsom, Supermercados Estrela e TravelMate.

Palestras de conhecimento

Por terem sido realizadas na proposta de curta duração, foram seis palestras ao longo da noite. A primeira delas foi conduzida pelo gestor de Negócios do Sebrae de Prudente, Eliezer Sales Ramos. Ele abordou o tema “Skills para um mundo líquido e digital”. Na sequência, o diretor-executivo da Sicredi Rio Paraná, Vanderlei Oliveira, falou sobre cooperativismo no contexto atual de trabalho. A terceira palestra da noite provocou os participantes com uma pergunta: “você é disciplinado financeiramente?”. Ela foi conduzida por Leandro Senna, proprietário da HS Consórcios/Lema Gestão de Negócios, que transitou também por investimentos e alavancagem patrimonial.

A gerente da agência digital do Sicoob Credivale, Soellyn Gandorfo, abordou na quarta palestra da noite as vantagens de uma cooperativa para um banco. Já o gerente regional da TravelMate, Danilo Calçado, instigou os participantes a quererem conhecer o mundo ao falar dos benefícios do intercâmbio para uma carreira de sucesso. E, por fim, as gerentes comerciais da Poupacred, Natália Regina Guarinão Tarifa e Flávia Márcia Quelas Natal, encerraram a roda de palestras curtas da noite destacando a importância do consumo, crédito consciente e gestão comercial.

Para o diretor executivo da Sicredi Rio Paraná, o Conexão Carreiras mostrou a força de um evento que veio para ficar. “Me surpreendi muito, o salão estava lotado, havia muitos universitários, muitas empresas expositoras. É um evento de grande valia para os formados e estudantes que ainda estão em formação porque esse é um ambiente onde eles podem ter o contato com as empresas e também se inteirarem das experiências compartilhadas pelos palestrantes/painelistas. Como diretor executivo do Sicredi, comentei um pouquinho como o networking e como o relacionamento interpessoal podem contribuir para alavancar a carreira de cada um. A essência do Sicredi é o relacionamento, então a gente veio compartilhar um pouco dessa experiência com todos. E pelo que senti aqui hoje, acredito que o Conexão Carreiras deve ter vindo para ficar, pois está sendo maior sucesso”, comentou Vanderlei.

Já o proprietário da HS Consórcios/Lema Gestão de Negócios parabenizou a realização do evento por possibilitar a conexão com talentos saindo da faculdade e o mercado de trabalho. “Enquanto empresa, a gente pode aderir a essa conexão, buscar esses talentos e colocá-los dentro do mercado de maneira efetiva. Agora mesmo no estande, eu recebi uma moça que me perguntou como faria para trabalhar com a gente. Então quebra-se a barreira, o aluno formado tem todo um mercado para desbravar e aqui tem grandes empresas onde a oportunidade bate à porta. Tem que se mostrar, tem que se fazer proativo para que a gente consiga absorver esse pessoal que está saindo da faculdade. Saio daqui com a convicção de que esse tipo de evento tem que ser feito cada vez mais”, elogiou Leandro Senna.

A gerente da agência digital do Sicoob Credivale também considerou necessário o evento da Business School. “Eu acredito que é fundamental mostrar para as pessoas e para os estudantes que estão entrando na universidade, ou saindo dela, a importância daquilo que realmente vai fazer diferença na vida de cada um. Uma empresa onde aceita uma boa pessoa, uma empresa que acredita na sociedade, uma empresa que está disposta a ter humano com ela, a entender a real necessidade do humano dentro de um mundo que hoje é tomado por inovações tecnológicas. Então, são essas pessoas que estão entrando ou saindo da faculdade que farão a diferença amanhã. Por isso, é importante que elas estejam aqui, a fim de entenderem nossa realidade de hoje e a gente também aprender com elas, que estão vindo aí com novidades. Essa troca faz a diferença”, pontuou Soellyn Gandorfo.

Publicidade

Veja também