Exames de DSTs devem aumentar 20% após festas

REGIÃO - Estevão Salomão

Data 06/02/2016
Horário 08:00
 

De acordo com o Programa Municipal DST/Aids, de Presidente Prudente, a realização de exames para a detecção de HIV, sífilis, e hepatite B e C, devem aumentar pelo menos 20% após as festividades carnavalescas. O que equivale a um fluxo diário de 25 pessoas, enquanto que durante os períodos distantes do carnaval, a média habitual é de 20 atendimentos diariamente.

E com o objetivo de orientar 10 mil foliões – como previsto pela Setur (Secretaria Municipal de Turismo) -, no desfile das escolas de samba de Prudente, realizado hoje, a partir das 19h, no Recinto de Exposições Jacob Tosello, agentes do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) distribuirão cerca de 7,2 mil preservativos masculinos e 200 femininos, além de panfletos de orientação para as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

Jornal O Imparcial 7,2 mil preservativos masculinos e 200 femininos serão distribuídos em desfile de carnaval

Considerando que os números exatos de casos positivos só serão computados após as comemorações - que devem se estender até o fim da próxima semana - o coordenador do programa, Jefferson Antonio Saviolo, informa que de acordo com os registros dos anos anteriores, a prevalência é de testes em pessoas do sexo masculino. O que pode ser comprovado por meio da quantidade de identificações positivas no acumulativo dos últimos dois anos. Em 2014, dos 35 casos, 27 foram em homens e 8 em mulheres. Já em 2015, as 44 ocorrências foram divididas entre 37 homens e 7 mulheres. Uma média de 77% e 84% de predominância em homens, respectivamente. "A partir do montante registrado de janeiro a dezembro do ano passado e retrasado, podemos ter uma base de como será a procura nesta época de carnaval", esclarece Jefferson.

Sendo assim, a fim de conter a crescente desses episódios no município, uma equipe estará disposta nas dependências do recinto de exposições, para os trabalhos de orientação, principalmente para o público de 20 a 35 anos.

Sobre o motivo que leva à maior procura pelo CTA após as folias, Jefferson explica que a junção entre o consumo exagerado de álcool e a aglomeração de pessoas é o principal fator de risco. "A falta de conscientização pode acarretar problemas como novos casos de DST", salienta.

O coordenador acrescenta que esta campanha vem ao encontro das propostas do Ministério da Saúde, que, inclusive, chama a atenção para o recorde no número de pessoas em tratamento de HIV e aids em 2015, que totalizam 81 mil brasileiros – um aumento de 13% em relação a 2014, quando 72 mil pessoas aderiram aos medicamentos. "Cada município desenvolve suas ações necessárias, de acordo com os princípios estabelecidos pelo órgão", informa.

 

Sest/Senat

Com ações informativas para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), de Presidente Prudente, desenvolve desde o dia 25 de janeiro, especialmente para o período do carnaval, a campanha Carnaval não combina com silêncio. As atividades que incluem blitze educativas com a distribuição de material informativo em locais de grande concentração de pessoas, principalmente, nas rodovias, seguem até o fim da época carnavalesca.
Publicidade

Veja também