Exercício físico: respostas para sua saúde

Jair Rodrigues Garcia Júnior

 Qual sua dúvida e qual sua fonte de informação? As perguntas sobre exercício físico deveriam ser respondidas apenas por professores de Educação Física. Outros profissionais de saúde, mesmo investidos do espírito de ajudar, têm conhecimento apenas superficial desta área. Lembre-se: fazer é importante; saber o que fazer e como fazer complementa.

 

QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA EMAGRECER?
            Preferencialmente aqueles que exigem de todos seus músculos, que você possa fazer por 40-60 min, 4-6 vezes por semana e provoquem gasto energético elevado (>500 Kcal por sessão). Inclua exercícios de endurance prolongados que aprimoram a “queima” de gordura nos músculos e exercícios de força para aumentar os músculos e torna-los mais “gastadores”. Comece devagar e vá progredindo.

 

QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA AS CRIANÇAS?
            Todos e com variação. O mais indicado é que a criança experimente vários esportes adaptados à cada idade, ao longo do crescimento, cada qual por períodos de 6 a 24 meses. Esses esportes devem desenvolver diferentes habilidades motoras e capacidades como coordenação, equilíbrio, agilidade, resistência e outras. Por isso, praticar natação (também segurança para toda vida), artes marciais, ginástica e esportes com bolas e raquetes é “obrigatório”. O cuidado deve ser com falsos ou maus professores e com a especialização precoce em um esporte específico.

 

CAMINHADA É UM BOM EXERCÍCIO?
            Em termos. Para pessoas que estão saindo do sedentarismo, pode ser um bom “start”. Porém, para obesos pode provocar dores nos joelhos em razão da sobrecarga e impacto. Para as pessoas privilegiadas, sem limitações ortopédicas ou cardiometabólicas, a caminhada “não é suficiente”. É necessário evoluir para corrida ou outra atividade de endurance (bike, natação) de maior intensidade. E mesmo que você corra, não deixe de lado os exercícios localizados, de força com sobrecargas.

 

CROSSFIT MACHUCA?
            Sim, certamente “pode” machucar. Porém, os estudos/levantamentos já realizados demonstraram que o CrossFit machuca “menos” do que outros esportes (inclusive corrida, futebol etc). Assim como na musculação e outros treinamentos, é necessária a progressão de acordo com o ganho de técnica e condicionamento físico. Daí a importância de um bom coach (professor) para orientar. Seja criterioso nessa escolha.

 

EXERCÍCIO: QUANTAS VEZES POR SEMANA?
                Qual seu impedimento? Se não houver nenhum, procure fazer 5 a 6 vezes por semana. Há estudos demonstrando que os benefícios do exercício físico são “proporcionais à intensidade e frequência”, ou seja, cada dia de treino conta. Claro que 1 ou 2 dos treinos da semana podem ser mais leves, e servirem com uma recuperação ativa dos treinos mais intensos. Reserve um horário fixo (bem cedo ou no final da tarde) e insira o exercício como uma rotina diária, que será permanente em sua vida.

 

Reserve um horário fixo (de manhã ou final da tarde) e insira o exercício como uma rotina diária, que será permanente em sua vida.

Publicidade

Veja também