Farmacêuticos alertam sobre uso de remédios

Atividade foi realizada ontem, na praça Monsenhor Sarrion, e ofereceu serviços de aferição de pressão e teste de glicemia

PRUDENTE - Alana Pastorini

Data 16/06/2013
Horário 01:14
 

Alunos do curso de Farmácia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente, realizaram na manhã de ontem, o projeto Farmacêutico na Praça. O objetivo foi prestar serviços gratuitos como teste de glicemia para verificar o nível de glicose no sangue (diabetes), aferição de pressão arterial e orientação sobre o uso correto de medicamentos. A expectativa era atender cerca de 400 pessoas na praça Monsenhor Sarrion. No ano passado, segundo a Assessoria de Imprensa da Unoeste, a ação ocorreu em duas ocasiões (maio e novembro) totalizando aproximadamente 2 mil atendimentos.

Jornal O Imparcial Voluntários realizaram aferição de pressão e teste de glicemia

Segundo a vice-diretora do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) – seccional de Prudente –, Rosilene Viel Martins, a mobilização de ontem envolveu cinco alunos. "Se verificamos alteração em algum dos exames, pedimos ao paciente que procure uma Unidade Básica de Saúde . Também orientamos as pessoas que usam medicamentos para que os tomem com cautela, nunca se esquecendo ou dobrando a dose", pondera.

A aposentada Lucimar Silva de Oliveira, 73 anos, revela que há oito anos usa remédios para pressão alta. "Às vezes esqueço, tenho que me policiar, pois sei que pode traz riscos à minha saúde", expõe. Conta ainda que a iniciativa fomenta nas pessoas a preocupação com a saúde.

Raquel Lacerda, 60 anos, afirma que procurou os serviços para verificar se estava tudo certo. "Nunca sabemos quando algum problema de saúde nos acometerá. Prevenção ainda é o melhor remédio", recomenda.
Publicidade

Veja também