Farmacêuticos prestam orientações sobre uso adequado de remédios

Campanha do Conselho Regional de Farmácia promoveu serviços gratuitos de saúde na Praça Monsenhor Sarrion

PRUDENTE - Alana PastoriniDA REDAÇÃO

Data 01/09/2013
Horário 00:02
 

 

A Praça Monsenhor Sarrion de Presidente Prudente sediou, ontem, mais uma edição da campanha "Farmacêutico na Praça". O evento, realizado pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) em parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), objetiva oferecer gratuitamente serviços de aferição de pressão arterial, testes de diabetes, além de orientação sobre uso correto de medicamentos. Segundo organização, a estimativa era prestar cerca de mil atendimentos, das 9h às 14h.

Jornal O Imparcial Profissionais e estudantes atenderam ontem, das 9h às 14h

Conforme a vice-diretora do conselho – seccional de Prudente –, Rosilene Viel Martins, 15 estudantes do curso de Farmácia e dez farmacêuticos participaram da iniciativa, prestando orientações quanto aos riscos da automedicação, bem como sobre a diferença entre medicamentos genéricos, similares e de referência, além de orientar sobre os perigos de misturar um medicamento com outro. "É muito importante despertar nas pessoas o cuidado com a saúde, visando conscientizá-las da importância da prevenção de doenças", expõe.

A dona de casa Maria dos Santos, 51 anos, aproveitou o dia do folga para realizar teste de glicemia e aferir a pressão arterial. "Não tenho diabetes, mas há casos na família. Então, é preciso ficar em alerta sempre. Frequento o médico a cada três meses", afirma.

O aposentado Moacir Tavares, 63 anos, comenta que foi ao centro da cidade especialmente para conferir os atendimentos prestados. "Essas ações são muito importantes para o cidadão comum, que muitas vezes não tem acesso a serviços como esses", pontua.

A ação foi realizada simultaneamente em 21 cidades paulistas. Entre as orientações sobre misturas de medicamentos, o CRF ressalta exemplos como anticoncepcional mais anti-inflamatório ou antibiótico, que  resulta na perda da eficácia e aumento da chance de gravidez. E também misturar ácido acetilsalicílico (AAS) com bebidas alcoólicas, o que provoca aumento do risco de sangramento no estômago.
Publicidade

Veja também